Depois de ter entendido o que é o capital de risco e quem são potenciais investidores para sua idéia, o segundo post da série tenta explicar quais as principais atitudes que devem ser tomadas por um empreendedor para conseguir um investimento deste tipo.
A primeira atitude é escrever um PLANO DE NEGÓCIO para sua idéia. Se você ainda não tem, corra! Faça um plano limpo, claro e objetivo. E para auxiliar nessa etapa, existem vários links disponíveis. No próprio site do Venture Capital da FINEP, que já foi citado no post passado, você encontra algumas leituras interessantes.
O RS4E também disponibiliza em seu site dicas indispensáveis e dá até um modelo, que você pode fazer o download. Mas vou adiantando os principais elementos de um plano de negócio bem elaborado:
Sumário executivo
O Produto
Os Clientes
O Mercado
O Plano de Ações
A Equipe de Gestão
A Análise Financeira
O Financiamento
Se você quiser mais detalhes sobre esses elementos, dá uma olhadinha nos links listados acima. Mas o modelo citado explica isso de forma sucinta e objetiva.O Produto
Os Clientes
O Mercado
O Plano de Ações
A Equipe de Gestão
A Análise Financeira
O Financiamento
Pronto! Você já pode começar a desenvolver o seu plano de negócio. Dessa forma, fica mais fácil de conseguir investimentos. E ainda ajuda a desenvolver e detalhar a sua idéia. Vá em frente! Próximo post será sobre como proceder, uma vez que você tem um plano de negócio.
0 comentários:
Postar um comentário