domingo, 6 de dezembro de 2009

Waldez Ludwig - Diferencial como recurso competitivo

Segue um vídeo que tem tudo a ver com o que o Porter falou neste outro vídeo aqui.



quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Investimento em marketing digital vai aumentar 10% no próximo ano, constata pesquisa

Fonte: www.administradores.com.br

Em 2010 a maioria das empresas brasileiras pretende aumentar a atuação na mídia digital — 84% delas planejam realizar algum tipo de marketing na web, o que representa um crescimento de 10% em relação a 2009. A verba de marketing para as ações on-line também deverá aumentar 3% no ano que vem, especialmente entre as companhias de maior porte e as que destinam mais de R$ 10 milhões para a publicidade e propaganda.

A constatação é da pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pela TNS Research International em parceria com o portal Mundo do Marketing, com o objetivo de investigar temas relacionados ao cotidiano das áreas de marketing. Foram entrevistados, em setembro, 430 profissionais de marketing de companhias brasileiras e multinacionais, dos setores de serviço, varejo, bens de consumo e bens duráveis.

Outro aspecto analisado no estudo foi o orçamento de marketing das empresas. Ao contrário do que se imaginava, mesmo com a inclusão de ações on-line, a verba de marketing das empresas não diminuiu em 2009. “Em 50% das organizações não houve alterações no budget e em 40% delas aumentou” afirma Luciana Piedemonte, gerente de marketing da TNS Research International. Ela também chama a atenção para o intenso movimento de migração do off-line para o on-line em ações de marketing direto.

A participação das ações de marketing digital apresentou expressivo crescimento em relação ao ano passado. Para 2010 a projeção é que essa modalidade ganhe ainda mais espaço no conjunto de ações de marketing em todas as empresas, independentemente do volume de investimentos na área. Entre as organizações que investem até R$ 1 milhão de reais/ano a expectativa é que as iniciativas no ambiente digital respondam por 50% do orçamento da área. Naquelas que investem acima de 10 milhões, a participação deverá alcançar 25%.

Investimentos em marketing digital

De acordo com os resultados do estudo, a maioria das organizações utiliza a Internet principalmente para divulgar produtos (78%) ou se relacionar com os consumidores (69%). Do total de empresas entrevistadas (427), 30% possuem blogs corporativos, 30% utilizam o Twitter e 16% o Orkut. Mas 30% delas ainda desconhecem as vantagens desses recursos.
O e-mail marketing é, de longe, a ferramenta de marketing digital mais popular entre as empresas (é utilizada em 88%), seguida de anúncios em sites segmentados (53%), ações em sites de relacionamento e links patrocinados (50%).

Enquanto que as empresas nacionais de pequeno porte desenvolvem ações menos complexas (como e-mail marketing, inserção de anúncios em portais/sites especializados ou links patrocinados), as multinacionais lançam mão de ferramentas mais sofisticadas (como o marketing viral) e marcam presença em redes sociais (Twitter, Orkut e Facebook, entre outras).

Para Bruno Mello, diretor executivo do portal Mundo do Marketing os resultados do estudo apontam uma tendência irreversível. "Daqui para a frente dificilmente as empresas conseguirão se relacionar com seus consumidores ou vender produtos sem a utilização do meio digital”, ressalta.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

HSM: Entrevista com Marcelo Cherto

Achei a entrevista muito interessante, pois traz um novo conceito para mim e uma nova perspectiva de como conseguir gerar novas idéias e como inovar de forma mais sistemática. Como o próprio Marcelo Cherto comenta no vídeo, o DESIGN THINKING aplicado nos negócios é uma ótima ferramenta para quem quer e/ou precisa INOVAR.

Na definição que encontrei, o DESIGN THINKING é um processo para encontrar soluções práticas, criativas para problemas. Ou seja, podemos, então, dizer que é um processo para se INOVAR.

Quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto, clique aqui ou aqui e assista os vídeos:





sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O que é estratégia? (Parte II)

Continuando com o Porter...

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O que é estratégia?

"Estratégia competitiva é o conjunto de ações ofensivas e defensivas para criar uma posição defensável em uma indústria, para enfrentar com sucesso as suas forças competitivas e, assim, obter um retorno sobre o investimento maior para a empresa." M. Porter

"There's a fundamental distinction between strategy and operational effectiveness. " M. Porter



Michael Porter é considerado atualmente o mais importante guru da administração e maior autoridade mundial em estratégia competitiva (em recente estudo mundial realizado pela firma de consultoria Accenture, que gerou um ranking internacional dos principais consultores e pensadores do management mundial, Michael Porter foi classificado em primeiro lugar.) Porter é professor da Escola de Negócios de Harvard, onde lidera o programa para novos presidentes de empresas que tenham um faturamento superior a US$ 1 bilhão e também o Institute for Strategy and Competitiveness. É quase uma lenda viva, seja no meio acadêmico, seja no meio empresarial. Fonte: administradores.com.br

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Twitter vai abrir capital

De acordo com fontes da Agência Reuters, empresa já se prepara para realizar um IPO.

A abertura de capital está nos planos do Twitter, afirmou nessa segunda-feira (23/11) o cofundador da rede social, Biz Stone.

A companhia estuda maneiras de gerar receitas no ano que vem. "O ano de 2010 será uma época de resultados. Eu não sei se caminhamos para rentabilidade, mas não temos tempo de sobra", disse Stone à Agência Reuters.

Continue lendo em IDG Now!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

50 Startups que você tem que conhecer!


A BusinessWeek lançou uma lista com as 50 startus mais promissoras do mercado de TI. Bem interessante. Somente para citar algumas: Jajah, Scribd, Huddle, Mochi Media, etc.
Vale a pena conferir. Clique aqui!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Comércio Eletrônico para Micro e Pequena Empresa

ACSP prepara pesquisa inédita sobre comportamento das MPEs no e-commerce
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulga, no dia 26 de novembro de 2009, no evento Ciclo de Seminários - Comércio Eletrônico para Micro e Pequena Empresa, pequisa estadual inédita sobre comportamento das empresas em relação ao e-commerce. O evento será no Teatro Gazeta (Av. Paulista, 900). Os dados serão apresentados pela coordenadora do projeto de inclusão digital da ACSP, Sandra Turchi. Inscrições gratuitas no http://www.ciclo-mpe.net/inscricao.aspx ou pelo telefone: 3244-3030.

Confira abaixo a programação:

9h - Abertura

9h30 às 10h15 - Painel: O impacto do comércio eletrônico nas organizações - realidade brasileira.Terra Networks, Universo Online - UOL, Redecard / Mastercard Brasil, Google;


10h15 - 10h35 - Coffee break;


10h35 às 12h30 - Painel I - Infraestrutura do e-commerce.Registro de domínio (VERISGN), hospedagem (LOCAWEB e UOL HOST), vitrine virtual (TERRA) e lojas virtuais (CORREIOS e UOL HOST);


12h30 às 13h30 - Almoço (não incluso);


13h30 às 15h00 - Painel II - Meios de pagamento e gestão de risco. Cartão de crédito (REDECARD), pagamento on-line (UOL PAGSEGURO) e gestão de risco (SCPC e CLEARSALE);


15h00 - Palestra sobre Logística.Entrega dos produtos (CORREIOS);


15h30 às 18h00 - Painel III - Webmarketing.Links patrocinados (GOOGLE e UOL Links), comparação de preços (SHOPPING UOL), cruzador de negócios (SEBRAE), shopping on-line e publicidade on-line (TERRA);


18h00 às 18h30 - Painel IV - Exportação e linhas de financiamento. Portal de exportação e financiamento (BANCO DO BRASIL) e entrega internacional (CORREIOS).

Informações por Elisa Polonio - Tamer Comunicação Empresarial

Campanha Bota Pra Fazer



Entre os dias 16 e 22 de novembro, o Brasil vai celebrar o empreendedorismo. De Norte a Sul, empresas, organizações e governos irão promover atividades dentro da Semana Global do Empreendedorismo, movimento mundial que acontece anualmente em 90 países durante 7 dias.

“No ano passado, a Semana mobilizou mais de 1.400.000 pessoas e a meta para este ano é mais que dobrar este número”, afirma Rodrigo Teles, diretor-geral da Endeavor, entidade que lidera no Brasil o movimento. Entidades e empresas como SEBRAE, Junior Achievement, Natura, Grupo Santander, CONAJE, FGV e USP já aderiram e cada uma delas realizará gincanas, exposições, debates e outras ações para despertar o espírito empreendedor dos jovens brasileiros. A programação completa está disponível no site http://www.semanaglobal.org.br/.

Idealizada pelo ministro Gordon Brown, a Semana foi realizada pela primeira vez em 2004, na Inglaterra, sob o nome “Enterprise Week”. Os Estados Unidos seguiram o exemplo e em 2007 foi a vez da “Entrepreneurship Week”. O Brasil recebeu no ano passado a primeira edição global da Semana, quando 3 milhões de pessoas em 78 países participaram de quase 25 mil atividades propostas por 8.800 organizações. Em 2009, a Semana Global volta com as mesmas propostas: fomentar o empreendedorismo e contribuir para o desenvolvimento econômico.
Informações por Alice Alves - Instituto Endeavor

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Nova Parceria

O blog tem o prazer de anunciar uma nova parceria. A parceria é com a FAST Soluções Tecnológicas, uma empresa situada em Recife que possui um blog super interessante sobre tecnologia. A FAST foi fundada por graduados e mestrandos do Centro de Informática da UFPE.

Acessem através da barra lateral na parte de parceiros ou cliquem aqui. Vale a pena!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dicas para um negócio

Boas dicas: http://jacquesmattheij.com/be-consultant

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

How Startups Can Win Big With VCs


Um texto muito interessante sobre como as startups devem se comportar para conseguirem investimentos. Bem interessante! Segue o link: http://gigaom.com/2009/09/16/how-startups-can-win-big-with-vcs/

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Seminários INFO


No dia 21 de setembro se inicia o evento SEMINÁRIOS INFO, em São Paulo. Será um evento muito legal e conta com a presença de palestrantes de peso. A programação você pode encontrar aqui e você pode encontrar muitas informações no site oficial - http://info.abril.com.br/seminariosinfo.
Confira!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Entrevista com Ricardo Vargas sobre Gerenciamento de Projetos: Assista!!

Entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo.










quarta-feira, 27 de maio de 2009

MeuPlacar.com.br - Brasileirão 2009

Essa é para quem gosta de futebol!!! O MeuPlacar.com.br é um site que tem como objetivo principal mostrar aos torcedores brasileiros o que é mais importante do Campeonato Brasileiro de 2009: os resultados as classificações das Série A e B. Além disso, os gols da rodada também estão disponíveis para você ver e rever!

Lá, você não precisa mais entrar em diversos links para ter acesso às tabelas! Então, o MeuPlacar.com.br vai direto ao assunto! Confira os próximos jogos do seu time e acompanhe a classificação!

E para finalizar, você também pode se cadastrar para receber os resultados por e-mail instantes após o término de cada rodada!

É isso... quem gosta de futebol, não pode perder! Passa lá!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Desafio Sebrae 2009



quinta-feira, 23 de abril de 2009

Desafio Brasil 2009

O Desafio Brasil é uma competição coordenada pelo GVcepe (Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da Fundação Getulio Vargas de São Paulo) e apoiada pela INTEL.


A competição acontece anualmente desde 2006, contando com mais de 350 inscrições de equipes brasileiras que, durante a competição (voltada para a criação de novos negócios baseados em tecnologia e inovação), concorrem entre si por mais de R$30.000 em prêmios e a chance de ser uma das oito equipes participantes do Desafio América Latina e das duas participantes da competição internacional IBTEC (Intel+UC Berkeley Technology Entrepreneurship Challenge).

Em 2009 o Desafio Brasil será uma competição ainda mais focada na geração de novos negócios. O Plano de Negócios continua sendo um importante fator na avaliação das equipes, mas haverá um crescente interesse por protótipos e por equipes com empreendedores fora-de-série e com perfis complementares.

A mudança de posicionamento da competição baseou-se no reconhecimento de que a maior contribuição da competição (o processo de aprendizagem relativo à elaboração do plano de negócios e negociação com investidores de venture capital) é válida para todo e qualquer empreendedor, não só para estudantes (público-alvo das competições passadas). Serão aceitos projetos e/ou empresas já constituídas desde que atendam, simultaneamente, aos seguintes requisitos:
  • Sejam projetos com foco em inovação;
  • Apresentem produtos ou serviços escaláveis e com demanda mundial;
  • Tenham recebido investimento máximo de R$250.000,00 de fontes privadas (venture capital, investidores anjo, etc.);
  • Tenham recebido investimento máximo de R$500.000,00 de instituições públicas ou privadas de fomento à pesquisa;
  • Possuam faturamento bruto inferior a R$250.000,00 por ano;
  • Possuam menos de 3 anos de operação como empresa constituída;
Informações @ http://desafio.ning.com/

quarta-feira, 22 de abril de 2009

De 22 a 25 de Abril: Franchising Nordeste

Começa hoje a Franchising Nordeste, o único evento voltado para a região norte e nordeste reunindo em um mesmo ambiente novas possibilidades de negócios e informações técnicas direcionadas para o setor de franquias. Durante três dias, as principais empresas nacionais e internacionais interessadas em ampliar suas redes na região estarão lado a lado com executivos e profissionais liberais consultores, empresários, investidores e comerciantes em busca de novos investimentos e parcerias comerciais.

Mais informações aqui!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Startup reBoxed

Um dos maiores problemas para muitos empresários é a quantidade de e-mails existentes na caixa de entrada. Muita gente acha que isso é uma grande oportunidade, pois é um problema que ainda não foi resolvido. No EmpreenderTI mesmo, já discutimos sobre isso. Esse problema é uma das 30 idéias que Paul Graham cita como sendo uma das grandes oportunidades do mercado de TI.

Pois bem, o reBoxed.com é mais uma tentativa de solucionar o problema para quem usa GMail. Um boa tentativa! Vale a pena testar. Mas acho que o mercado ainda está em aberto para esse problema. Alguma idéia?

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Evento Porto Digital

O presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, no próximo dia 27, apresentará 14 novos projetos de ação do Porto Digital, que, juntos, somam um montante de aproximadamente R$ 20 milhões a serem investidos no setor local de TI e na economia do Estado de Pernambuco. O evento será realizado no auditório do Porto Digital, às 11hs.


Os projetos visam entregar às empresas embarcadas, benefícios como programas de certificação em metodologias e processos de desenvolvimento de software, a retomada do fundo de garantia de crédito do Juro Zero, projetos de formação de capital humano em TI, criação de um Centro Vocacional Tecnológico e projetos de responsabilidade social, entre outros.

Já em benefício da economia do Estado, o Porto Digital entregará importantes contribuições, tais como o aumento da competitividade dos setores produtivos de Pernambuco, através do projeto Porto Desembarca, e o incentivo ao surgimento de novos empreendimentos inovadores, com o lançamento da nova Incubadora do Porto Digital.

O evento de lançamento dessa nova agenda de ações será direcionado a empresários locais, autoridades ligadas a instituições de fomento, parlamentares pernambucanos e à imprensa.

A confirmação da presença no encontro deverá ser feita através do e-mail isabella@portodigital.org. A participação é gratuita.

:: Serviço

Evento de lançamento dos novos projetos do Porto Digital
Dia: 27 de abril
Hora: 11hs
Local: Auditório do Porto Digital (Rua do Apolo, 181 - Bairro do Recife)
Inscrições: isabella@portodigital.org
Entrada gratuita

Informações por Isabella Linhares (Assessoria de Comunicação do Porto Digital)

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Executivos mais bem pagos dos Estados Unidos

O bem conceituado jornal The New York Times divulgou recentemente a lista com os executivos mais bem pagos dos EUA. Dentre eles, como esperado, estão diversas empresas da área da Tecnologia da Informação. Entre eles, o primeiríssimo colocado, o co-CEO da Motorola, Sanjay K. Jha com seus humildes 104 milhões de dólares (apesar do prejuízo da empresa de 4 bilhões por causa da crise). O segundo colocado é da Oracle e dentre eles ainda estão empresas como HP, eBay, IBM, CISCO, etc.


Veja a lista completa aqui!

Através do blog Por Dentro das Empresas

terça-feira, 7 de abril de 2009

Kindling - Idea Management and Collaboration

Por uma indicação de Davi Pires, achei um vídeo sobre um sistema de gerenciamento e colaboração de idéias. Muito interessante!


Introducing Kindling from Arc90 on Vimeo.

terça-feira, 31 de março de 2009

ACSP e Camara-e-net debatem como a inclusão digital pode ajudar PMEs na crise

Como os pequenos e médios empresários podem sobreviver à crise financeira aumentando o volume de negócios? Essas e outras questões serão debatidas, na quarta-feira (08/04/09), no Hotel Intercontinental - Alameda Santos, nº. 1123, durante seminário intitulado “Comércio Eletrônico para Micro, Pequena e Média Empresa” promovido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e-net). Link para a inscrição gratuita: http://www.camara-e.net/camarafinal/ciclo2009/inscricao.aspx ou pelo telefone (11) 3244.3030

PROGRAMAÇÃO (Ciclo de Seminários)

9h às 9h30
Introdução: O que é Comércio Eletrônico?
Sandra Turchi - Superintendente de Marketing da ACSP

9h30 às 12h
Painel I – Moderador: Gil Giardelli - Vice-presidente da Adrenax Venture Capital e Sócio-Fundador da Permission Inteligência Digital
Infra-estrutura do e-commerce: hardware (INTEL) , acesso (UOL), registro de domínio (VERISIGN), hospedagem (LOCAWEB) e lojas virtuais (CORREIOS)

13h30 às 15h
Painel II – Moderador: Paulo Ronaldo Capoletti – Gerente de Pessoa Física do SCPC
Meios de pagamento e Gestão de Riscos: cartão de crédito (Redecard), pagamento on-line (UOL PagSeguro), gestão de risco (CLEARSALE e SCPC).

15h
Palestra sobre logística e entrega dos produtos - CORREIOS

15h30 às 18h
Painel III – Moderador: Renato Meirelles - Sócio-diretor da Avenida Brasil Comunicação e Marketing
Webmarketing: Links patrocinados (Google), comparação de preços (UOL), cruzador de ofertas (SEBRAE), shopping on-line e publicidade on-line (UOL).

18h às 18h30
Painel IV – Mesa de debate – Moderador: Gerson Rolim - Diretor da camara-e.net e Coordenador Nacional do Projeto Mercosul Digital
Exportação e linhas de financiamento: Mercosul digital (camara-e.net), Portal da exportação e financiamento (BB), entrega internacional (CORREIOS)

Vale a pena! Confira!

* Informações por Gustavo Girotto da Tamer Empresarial

sexta-feira, 20 de março de 2009

Oportunidade: brasil terá dinheiro celular em 2010: será?

por Silvio Meira

Os centro e trinta bancos associados à Febraban, gente grande e que sabe que dinheiro é coisa séria, decidiram tratar em conjunto a oportunidade de usar os celulares como meio de pagamento. O Banco Central foi avisado da intenção e a meta é começar até o fim de 2010.

Pra coisa dar certo, algumas constelações têm que se alinhar. Além dos bancos todos querendo fazer a mesma coisa, o que parece já ser o caso, pois concordaram em lançar uma plataforma unificada para transações financeiras móveis até o final de 2010, o banco central tem que deixá-los fazer, porque o espaço é regulado. Estes dois itens não são maior problema. Há coisas mais complicadas.
Leia a matéria completa aqui. Vale a pena!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Conheça o Alltop!

Uma breve explicação do que vem a ser o Alltop. Posso adiantar que é uma revista on-line onde você encontra as notícias mais relevantes separadas por temas. A mais nova funcionalidade dá ao usuário o poder de montar sua própria revista eletrônica (MyAlltop) com as notícias que mais o interessam. Vale a pena conferir o vídeo.

quarta-feira, 18 de março de 2009

PRIME

do IDG Now!

Finep destinará R$ 230 milhões a empresas inovadoras em TI

Rio de Janeiro - Recursos de R$ 120 mil destinados pelo Finep a aproximadamente dois mil empreendimentos não precisarão ser devolvidos.

O Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime) investirá, em 2009, 230 milhões de reais em novas empresas que criem produtos inovadores - 2 mil empreendimentos receberão 120 mil reais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O financiamento é feito em forma de subvenção econômica e os recursos não precisarão ser devolvidos à Finep.

A seleção dos empreendimentos inovadores será feita por 17 incubadoras, que repassarão os recursos. Cada incubadora receberá entre 9 milhões de reais e 14,4 milhões de reais. Em 2010, as empresas bem sucedidas poderão emprestar 120 mil reais do Programa Juro Zero. Nesse caso, os recursos deverão ser pagos em até 100 parcelas sem juros.

A meta é investir, até 2012, 1,3 bilhão de reais em 5 mil empreendimentos inovadores. As 17 incubadoras-âncora estão distribuídas em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas, Paraíba, Sergipe e Pernambuco. Os 17 editais regionais do Prime foram lançados na quinta-feira (05/03) pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro.

*Com informações da Agência Brasil


Matéria aqui!

terça-feira, 17 de março de 2009

Entenda a crise do crédito


The Crisis of Credit Visualized from Jonathan Jarvis on Vimeo.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Inovação



quinta-feira, 12 de março de 2009

Google Voice

de Globo.com

O Google está tentando confundir ainda mais a distinção entre o telefone e o computador com a introdução do Google Voice, na quinta-feira. O novo serviço combina recursos tradicionais de telefonia com o Gmail, o produto de e-mail da empresa, permitindo que uma pessoa armazene cópias de mensagens de correio de voz em sua caixa de entrada de e-mails e que localize uma informação específica em uma mensagem telefônica como se estivesse navegando por um mar de e-mails.

O novo produto surge em um momento no qual o Google vem se expandindo cada vez mais para além de seu tradicional campo de atuação, as buscas na Internet, e tenta encontrar espaço em toda sorte de mercado, dos celulares ao software de produtividade pessoal.

Continue lendo...

segunda-feira, 9 de março de 2009

Os 80 Blogs que você não pode perder, segundo a Época!

dá uma conferida aqui! Vale a pena!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Que danado é Twitter?

Prof. Rui de Queiroz, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, escreveu há um tempo atrás um ótimo arquivo sobre como o Twitter pode ser um meio de se conseguir notícias em primeira mão.

Recentes eventos de grande repercussão, como o último grande terremoto na China, os tremores de menor intensidade em torno de Los Angeles, a queda do airbus no Rio Hudson, e até o referendo na Bolívia, têm posto em cheque o conceito atual de "breaking news" (notícias em primeira mão), além de motivado o uso do termo "web de tempo real", e direcionado as atenções dos blogueiros e colunistas de tecnologia para um serviço inovador de mensagem instantânea: o Twitter, uma "startup" (empresa jovem de inovação tecnológica) baseada em San Francisco, fundada em julho de 2006, que administra uma rede social e serviço de mensagem instantânea que permite ao usuário enviar "mensagens de atualização" (as chamadas "tweets", termo em inglês para se referir ao grito curto e agudo de um pássaro), limitadas a no máximo 140 caracteres. Todos os eventos supracitados foram noticiados em primeira mão através da Twitter, deixando a CNN e outras megacorporações de notícias a ver navios.

Continuar lendo...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Steve Jobs: Primeira grande apresentação

Demonstração do primeiro Apple Macintosh para 3000 pessoas feita por Steve Jobs em Janeiro de 1984.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Inovação

por Aline Ribeiro da Globo.com


Casa de papel reciclado promete ser a solução para desabrigados


Uma casa feita de papel reciclado. Parece estranho, mas é isso mesmo. Desenvolvida por uma empresa suíça, a casa é feita com uma mistura de resina e celulose (que vem de jornais e papelão), é pré-fabricada e custa US$ 5 mil. A inovação é uma nova alternativa de moradia para desabrigados, imigrantes, refugiados e sem tetos de todo o mundo.

Com dois quartos, cozinha e varanda – uma ala com banheiro pode ser vendida separadamente -, a casa de papel é ideal para situações de emergência por ser resistente, barata, simples de montar e, acreditem, a prova d’água.

A novidade foi desenvolvida por arquitetos da Universidade de Bauhaus e utiliza a mesma tecnologia de outras construções, como as de aviões, onde o peso e a resistência são fatores fundamentais.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Inscrições prorrogadas - Mostra de Tecnologias Sustentáveis


As inscrições foram prorrogadas até o dia 08 de Março.

Simultaneamente à Conferência Internacional – Empresas e Responsabilidade Social 2009, do Instituto Ethos, que se realizará entre 12 e 15 de maio de 2009, no Palácio de Convenções do Parque Anhembi, em São Paulo, será apresentada a segunda edição da Mostra de Tecnologias Sustentáveis do Instituto Ethos.

Sem a pretensão de ser uma feira de produtos, de empresas ou de ciências, esta exposição proporcionará ao visitante um ambiente inspirador, onde ele poderá ver, interagir e conhecer o funcionamento de tecnologias sustentáveis, assim como suas limitações e os requisitos para o seu adequado desempenho.

Promovida pelo Instituto Ethos, a Mostra de Tecnologias Sustentáveis é um evento realizado pelo UniEthos, em parceria com o Movimento Nossa São Paulo, o Instituto Akatu, a Rede Brasileira do Pacto Global da ONU e a São Paulo Turismo (SPTuris).

Esta realização também conta com as parcerias das organizações internacionais AccountAbility, Business for Social Responsibility (BSR), Forum Empresa, Global Reporting Initiave (GRI), SustainAbility e UN Global Compact.

Tecnologias sustentáveis” compreendem metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos ou processos economicamente viáveis e passíveis de serem reproduzidos e aplicados, de forma a minimizar os impactos negativos e a promover impactos positivos no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade da sociedade.