sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Que danado é Twitter?

Prof. Rui de Queiroz, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, escreveu há um tempo atrás um ótimo arquivo sobre como o Twitter pode ser um meio de se conseguir notícias em primeira mão.

Recentes eventos de grande repercussão, como o último grande terremoto na China, os tremores de menor intensidade em torno de Los Angeles, a queda do airbus no Rio Hudson, e até o referendo na Bolívia, têm posto em cheque o conceito atual de "breaking news" (notícias em primeira mão), além de motivado o uso do termo "web de tempo real", e direcionado as atenções dos blogueiros e colunistas de tecnologia para um serviço inovador de mensagem instantânea: o Twitter, uma "startup" (empresa jovem de inovação tecnológica) baseada em San Francisco, fundada em julho de 2006, que administra uma rede social e serviço de mensagem instantânea que permite ao usuário enviar "mensagens de atualização" (as chamadas "tweets", termo em inglês para se referir ao grito curto e agudo de um pássaro), limitadas a no máximo 140 caracteres. Todos os eventos supracitados foram noticiados em primeira mão através da Twitter, deixando a CNN e outras megacorporações de notícias a ver navios.

Continuar lendo...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Steve Jobs: Primeira grande apresentação

Demonstração do primeiro Apple Macintosh para 3000 pessoas feita por Steve Jobs em Janeiro de 1984.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Inovação

por Aline Ribeiro da Globo.com


Casa de papel reciclado promete ser a solução para desabrigados


Uma casa feita de papel reciclado. Parece estranho, mas é isso mesmo. Desenvolvida por uma empresa suíça, a casa é feita com uma mistura de resina e celulose (que vem de jornais e papelão), é pré-fabricada e custa US$ 5 mil. A inovação é uma nova alternativa de moradia para desabrigados, imigrantes, refugiados e sem tetos de todo o mundo.

Com dois quartos, cozinha e varanda – uma ala com banheiro pode ser vendida separadamente -, a casa de papel é ideal para situações de emergência por ser resistente, barata, simples de montar e, acreditem, a prova d’água.

A novidade foi desenvolvida por arquitetos da Universidade de Bauhaus e utiliza a mesma tecnologia de outras construções, como as de aviões, onde o peso e a resistência são fatores fundamentais.