segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Oportunidade: IPTV deve crescer até 64,1%

Vi uma matéria no IDG Now! falando que, em 2008, as adesões de IPTV no mundo devem crescer 64,1%. E quem disse isso foi o Gartner.

Uma grande oportunidade para novos empreendedores. Se você ainda não sabe em que área investir seu tempo, analise a área com carinho que pode render bons negócios.

Um dos alvos que podem ser atacados é o mercado de desenvolvimento de aplicações de interatividade. Quem saiu na frente foi o IP.TV, por exemplo, que está no mercado desde 2000.

Leia mais:

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Milestone: 1000 acessos do EmpreenderTI.com

É com muita satisfação que o EmpreenderTI.com atingiu a marca de 1000 acessos nos últimos 30 dias. É uma marca ainda modesta mas o desempenho vem aumentando cada vez mais e recordes diários estão sendo batidos.

Gostaria de agradecer aos amigos que sempre me apoiaram e aos leitores que estão acompanhando o progresso do blog. Espero que eu consiga aumentar esta marca ainda mais e conto com o apoio de todos vocês. Muito obrigado.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Você tem uma idéia? Google tem 10 milhões para você!

Antes de continuar a série de postagens sobre Capital de Risco, ou Venture Capital, que começou aqui, venho falar sobre uma notícia que saiu hoje à tarde. Uma oportunidade que está batendo em nossas portas e que pode gerar bons frutos, tanto para você quanto para a sociedade. Confira!


Como foi anunciado por muitos, inclusive por este blog, o Google está entrando na área de Investimentos de Riscos. E com toda a força! Isso é o que mostra a mais nova campanha da gigante da Internet com um esforço para geração de novas idéias.

Projeto 10100

O projeto, que tem o nome de "10 elevado a 100" vem para comemorar os 10 anos da empresa e segue a linha de raciocínio do Guy Kawasaki, que diz que idéias inovadoras e relevantes aquelas que mudam o mundo para melhor (livro). Então, o Google vai selecionar 5 idéias que podem melhorar o modo como as pessoas vivem hoje em dia e investir 10 milhões de dólares no desenvolvimento delas.

Entre no site do projeto e entenda os detalhes para participar e concorrer ao prêmio. Mas, vou adiantando que a quantidade de pessoas que são atingidas pela sua idéia conta bastante.

Boa sorte e que vençam os que mais ajudarem.

Então, se você tem uma idéia do tipo Hippo Water Roller, citada como o tipo de conceito procurado por Google, entre e se inscreva. Você pode ser um dos milionários!! E ai? Alguma idéia?

Vídeo oficial da promoção:



sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Empreendedorismo: Energia para o Brasil Inovador

Na próxima semana, entre os dias 22 e 26/09, coordenadores da rede de incubadoras de empresas de Pernambuco, INCUBANET, além de gestores de oito incubadoras estarão em Aracaju, para participarem do XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o XVI Workshop da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), em Aracaju (SE). O tema do evento é "Empreendedorismo: Energia para o Brasil Inovador" e trará questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, incluindo o papel das incubadoras e parques na formação e conscientização de empresas ambientalmente responsáveis e focadas no uso e desenvolvimento de inovações em energias renováveis. É o maior evento do gênero em toda América Latina.

Por Claudia Giane / Assessoria de Comunicação - INCUBANET

Veja também:

Capital de Risco - Introdução


A gente está sempre lendo aqui e acolá sobre capital de risco. Inclusive já falei sobre o assunto aqui no blog várias vezes (aqui, aqui, aqui). Falei de algumas empresas que ganharam investimento de capital de risco e coisas parecidas. Pois bem! Como o EmpreenderTI.com é voltado totalmente para empreendedores, achei que seria bom esclarecer o que é o capital de risco para quem está entrando na área agora. É bom que colocamos os pingos nos i’s e fechamos algumas lacunas no conhecimento.

Para isso, esse post é o primeiro de uma série que vai falar desde a definição do tema até como conseguir um investimento deste tipo. Vou tentar acompanhar o modelo que utilizei para a série sobre Paul Graham, seus textos e Y Combinator. E aí vai uma breve introdução.

Capital de Risco - Introdução

Segundo um artigo que pode ser encontrado no Portal Capital de Risco, da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), os mercados de Capital de Risco (ou Venture Capital) fazem com que recursos financeiros de longo prazo sejam utilizados para financiar novos produtos, tecnologias e startups. Então, se algum parente seu investe no desenvolvimento de sua idéia, ele é um investidor de risco (ou venture capitalist). E a maneira mais fácil e comum de se conseguir este tipo de investimento é com familiares e amigos.

Mas existe muita gente que ganha dinheiro (e muito!) com isso. Existem empresas especializadas em investir em projetos e empresas inovadoras com o objetivo de obter lucros no período entre 2 e 10 anos. E o lucro pode ser milionário! O Google, por exemplo, começou com um investidor anjo, um grande amigo de Larry e Sergey.

Mas tudo isso, a troco de um grande risco! Afinal, grande parte das empresas que abrem fecham as portas rapidamente. No Brasil, por exemplo, cerca de 40% delas fecham antes de fazer o primeiro aniversário. Ou seja, todo o dinheiro investido é perdido. O investidor sabe o risco que está correndo.

É isso! Como uma breve introdução, basta. No próximo post falarei sobre a estrutura do mercado de capital de risco e seu funcionamento. Assim você saberá onde está entrando, se optar por este tipo de investimento. Falarei um pouco sobre incubação, capital semente (seed capital), etc.

Crédito da imagem: Daniel Starrason

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Grande idéia: Adgregate Markets


Navegando o site do TechCrunch50, um evento de lançamento de novas empresas, encontrei uma apresentação interessante. Henry Wong, CEO do Adgregate Markets, apresenta a idéia e tenta convencer os grandes investidores presentes a investirem em sua empresa. Uma tarefa difícil, mas que foi realizada com sucesso. Conseguiram investimento de US$ 1 milhão. Nada mal! 

A idéia é simples, mas inovadora. O Adgregate tenta transformar propagadas em sites em pequenos sistemas de e-commerce (o termo utilizado foi transformar "Ad Banners" em "Transaction Banners"). Entenda o passo-a-passo assistindo o vídeo. Mas só para dar um gostinho, o usuário não precisa mais entrar no site do amazon.com para comprar o livro com propaganda no EmpreenderTI.com, por exemplo. Tudo seria feito aqui mesmo. Interessante. Assista e confira!



terça-feira, 16 de setembro de 2008

A história da Internet

Documentário muito interessante sobre a Internet feito pela Discovery Channel.


segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Evento lança cursos do Projeto de Desenvolvimento do APL de TI

O SoftexRecife, em parceria com o Sebra-PE, Porto Digital, Assespro e Seprope, lançará, no dia 16, o calendário de treinamentos integrantes do Projeto de Desenvolvimentos do APL de TI em Pernambuco. O evento será às 10h, na Livraria Cultura, no Bairro do Recife.

O lançamento contará com a presença dos consultores Takashi Yamauchi e André Carvalho, que farão palestra sobre responsabilidade social, novos mercados e redução de custos para as empresas.

Na ocasião, serão apresentados os seguintes cronogramas de treinamento:
- responsabilidade social
- balanço sócio-ambiental
- legislação e tributos
- empreendedorismo e captação de recursos

Mais informações através do telefone 3224.4251 ou pelo e-mail manoel.borba@recife.softex.br

Por: Isabella Linhares / Assessoria de Comunicação do Porto Digital

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Lei Seca: Como ganhar dinheiro?

A Lei Seca mudou totalmente o modo comportamento de muitos cidadãos brasileiros. Isso é fato.! Mas também trouxe consigo muitas oportunidades de negócios. Os taxistas que o digam! O volume de corridas de taxis nas noites das grandes cidades aumentou consideravelmente. Em alguns lugares, chegou a um aumento de 20%.


Mas a Lei Seca não é oportunidade somente para motoristas e taxistas. Um chaveiro que mede o grau de álcool no sangue já está sendo vendido e está com relativo sucesso. A Brahma também já deu sua cartada. Lançou o Facilitômetro.

O serviço está na Web e tem como objetivo facilitar a vida de quem quer beber e voltar para casa sem ser multado ou preso. A idéia é que o site ajude o usuário a encontrar os bares mais próximos da sua casa ou escritório. Também ode calcular o custo médio do táxi, tanto na ida quanto na volta. E, além disso, dá um desconte de 10% na tarifa do táxi. Por enquanto o serviço ainda é limitado para o Rio de Janeiro, mas com perspectiva de abrangência nacional.

Interessante! Uma ótima oportunidade aproveitada. E você? Já parou para pensar como pode aproveitar a Lei Seca? Já pensou em algum serviço na web para facilitar a vida dos brasileiros? Alguma idéia?

Através de: Terra

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Como conseguir investimento de risco

Guy Kawasaki é o Managing Director do Garage Technology Ventures - uma empresa de investimento de risco - e colunista do Entrepreneur Magazine. É autor de A Arte do Começo e já foi tema de posts aqui no EmpreenderTI.com. Fez uma apresentação sobre como conseguir investimentos. Muito interessante! Os principais tópicos abordados estão listados abaixo. Mas ainda vale a pena conferir os vídeos!

1 - Verifique se seu negócio realmente é uma boa idéia a se investir
Para obter um bom investimento de risco, você tem que considerar que o seu negócio pode faturar U$ 100 milhões de dólares por ano. Isso no mercado americano, claro.

2 - Utilize uma analogia com a paquera
Investimento de risco é como amor à primeira vista. Os investidores decidem em 15 minutos se querem ou não investir em você. Então, preste atenção na sua apresentação.

3 - Jogue limpo
Apresente sua idéia sem nenhuma pendência jurídica, ninguém da sua família é o CFO ou CMO, você não está trabalhando durante o dia e desenvolvendo a idéia durante a noite etc. Seja claro e não tenha rabo preso com nada. Se os investidores desconfiarem de que algo anda errado na empresa, nada feito.

4 - Utilize a regra do 10/20/30

5 - Teste!
Comece seu negócio e cresça um pouco e depois tente investimento. Convença os investidores que você precisa de dinheiro para CRESCER e não INICIAR. Com isso, o investimento é certo!









quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Idéia simples e financiamento milionário

Retomando a abordagem de alguns posts deste blog, venho aqui apresentar a vocês mais uma startup com idéia simples, mas que está dando o que falar. A bola da vez é o Stylesight, uma empresa especializada em prever tendências e desenvolver produtos para profissionais da indústria da moda.

Fica mais do que provado, então, que moda e assuntos do gênero são um grande negócio. Os donos do DailyCandy que o digam. Foram comprados pela Comcast por uma bagatela de US$ 125 milhões de dólares. Isso mesmo. Não errei. US$ 125 mi. Nessa mesma onda, Stylesight conseguiu recentemente um financiamento de US$ 16 milhões de dólares.

É... idéias simples... mas que movem literalmente milhões de dólares pelo mundo. E aqui no Brasil? Não encontrei nada parecido! Será uma boa oportunidade? Você tem alguma idéia?

Através de: TechCrunch

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Os motivos que levaram Google a lançar o Chrome

Provavelmente você já ouviu falar bastante do mais novo lançamento do gigante Google. Pois é... o Google Chrome está dando o que falar e já está se tornando uma febre entre os internautas do mundo todo. Se você perdeu alguma coisa do lançamento, pode checar aqui, numa história em quadrinhos que a empresa utilizou como meio de promoção. Outra maneira de se manter informado é conferindo o vídeo abaixo, que saiu na maioria dos meios de comunicação.




Muita gente já criticou. Tem gente de peso listando 7 motivos para você usar e 7 motivos para você não usar. Interessante! Tem gente dizendo também que o Chrome vai chegar na cola do Firefox em apenas 2 anos. E está crescendo... já cresceu de quase 2% para quase 6%, no Techcrunch! Para completar nosso apanhado, tem um pessoal que já postou a cobertura completa!

Dada a devida introdução, o tema deste post me veio após a leitura da matéria no GigaOM sobre o navegador. O artigo fala um pouco sobre os motivos que fizeram o Google gastar tempo e dinheiro em algo que supostamente já está com os padrões estabelecido no mercado do computador de mesa. Mas pode ficar tranquilo, Google não está fazendo besteira.

Uma das especulações mais comuns, por exemplo, seria uma luta direta com o Internet Explorer, da Microsoft. Mas isso não justificaria tal investimento, pois apesar da disputa entre Firefox e IE, a Microsoft detém 75% do mercado.

O foco está voltado para o mundo Mobile. O IE Mobile não tem tanta força e tenta ganhar espaço do Webkit, o browser da série Nokia N60. Além dele, a Microsoft tem que ganhar do Safari, do iPhone. E a Google está visando este mercado, tentando trazer um navegador que dará uma experiência do computador para os dispositivos móveis. E um grande mercado está vindo por aí com os Netbooks e com o próprio Android.

Resumindo, você achava que o principal objetivo do Google era ganhar espaço do Firefox e do IE? Está enganado. O mercado mobile que aguarde a entrada arrasadora do Google Chrome. Quem viver, verá!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Top 100 Blogs sobre Empreendedorismo e Liderança

Recentemente encontrei uma lista com os 100 blogs mais influentes no mundo corporativo. Essa lista, você pode encontrar aqui. Dentre todos eles, vou destacar um subconjunto de 19 blogs que acho que tem a ver com o tema central do EmpreenderTI. Eles estão categorizados na lista como sendo sobre criatividade e inspiração.

São eles:
  1. A Budding Contrapreneur: Fala sobre idéias e porque algumas falham.
  2. Liderlik/Leadership: Fala sobre geração de idéias em inglês e alemão.
  3. Life Beyond Code: Modelos de negócio e inovação.
  4. Stephen Shapiro: Mudando as regras sobre inovação e criatividade.
  5. Simplicity: Dicas em gerência.
  6. Springwise: Apresenta idéias para empreendedores.
  7. Orrin Woodward Leadership Team: Discute as "idéias da consequência".
  8. Leading Answers: Fala sobre liderança e gerenciamento ágil de idéias.
  9. Crossderry Blog: Uma nova visão sobre inovação e geração de idéias.
  10. Creative Energy Officer: Fala sobre novas idéias.
  11. Troyworman.com: Criatividade a cada post.
  12. Chief Happiness Officer: Pesquisas, listagens e ótimas imagens.
  13. Slacker Manager: Imagens, listas inusitadas e dicas importantes.
  14. The Bing Blog: Liderança de novas idéias.
  15. The Bogle E-Blog: o fundador de The Vanguard Group Inc. fala como ter sucesso como ele.
  16. Iinnovate: Podcasts sobre negócios de estudantes da universidade de Standford.
  17. How to Change the World: Dá dicas para ser um agente da mudança.
  18. BrandSoul: Fala sobre a alma dos negócios para dar inspiração e inovação aos seus leitores.
  19. Digital Roam: Pensamento visual.

sábado, 6 de setembro de 2008

Paul Graham, seus textos e Y Combinator

Para finalizar a série de post sobre Paul Graham, seus textos e o Y Combinator, venho com este post para resumir e juntar as postagens em uma só. Se você ainda não leu algum dos posts, dê uma olhada. Você pode ter uma brilhante idéia!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Como ter um startup de sucesso, por Paul Graham

Ainda falando de Paul Graham, o vídeo dessa semana é dele fazendo uma palestra no Startup School 2008, que aconteceu no campus da universidade de Standford. Nesse vídeo, o investidor fala sobre geração de idéias e como ter uma startup de sucesso nos dias de hoje. Vale a pena dar uma conferida.



Voltar para o índice

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

30 idéias para você desenvolver, segundo Y Combinator

Continuando os nossos post sobre Paul Graham, seus textos e o Y Combinator, venho neste post falar um pouco sobre um artigo publicado recentemente sobre as idéias nas quais o Paul e sua turma gostaria de investir. Você encontra o texto aqui! Vale a pena!


Nesse artigo, Paul lista nada mais nada menos do que 30 idéias que eles julgam como sendo o futuro da empresa. Dentre elas, podemos encontrar coisas que você nunca pensaria em fazer, como, por exemplo, um portal de relacionamentos (número 8). Já existem vários desses, mas Paul acha que nenhum é bem feito o suficiente para impedir o surgimento um competidor de peso.

Dentre as mais interessantes, por outro lado, estão problemas comuns para qualquer pessoa que ainda não foram resolvidos, seguindo a linha citada aqui no blog. Posso destacar, por exemplo, online learning (número 13) e WebOS (sistema operacional na web, número 18). Mas, sem dúvidas, o que mais me chamou atenção foi o problema da super lotação das caixas de e-mail (número 28). Um problema sem solução que pode ser resolvido por uma idéia simples.

E tem gente que já discutiu essas idéias. Clique aqui ou aqui para conferir!

Enfim... Se você é empreendedor e está sem idéias para implementar, passa lá, escolhe uma, refine-a e manda ver. Afinal, uma dica de um grande e experiente investidor como esse não se pode desperdiçar.

Dica: Para começar, faça um brainstorming pessoal. Vamos escolher, por exemplo, o problema da super lotação das caixas de e-mail. Alguma idéia? Posta um comentário aqui para pensarmos juntos!

Voltar para o índice

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas

Entre os dias 22 e 26 de setembro será realizado o XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. O evento é promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, Anprotec, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, tendo como organizador local o Sergipe Parque Tecnológico, SergipeTec.

Durante o Seminário será montado o "IV Shopping das Incubadoras", para exposição dos produtos das empresas incubadas e graduadas e/ou das próprias incubadoras.

O objetivo do "shopping" é mostrar ao público do evento, que será formado por prefeitos, secretários municipais e estaduais de ciência e tecnologia, dirigentes de universidades, empresários, mídia e sociedade civil organizada, a contribuição das incubadoras de empresas à geração de inovação e à promoção do desenvolvimento socioeconômico do país.

As propostas devem ser encaminhadas, em formulário específico listado abaixo, para o e-mail katia@anprotec.org.br, até o dia 08 de setembro de 2008.

Mais Info:
O XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas oferecerá aos participantes minicursos, workshops, além de sessões plenárias, que discutirão variados temas sobre incubadoras de empresas e parques tecnológicos. Haverá também apresentação de artigos técnicos, reuniões de reitores, parlamentares, prefeitos, secretários estaduais e municipais de C&T, encontros internacionais de gestores de incubadoras de empresas e parques tecnológicos e visitas técnicas, entre outras ações.

Mais informações sobre a programação do seminário e a inscrição no IV Shopping das Incubadoras através do telefone (61) 3202.1555.

Através de: Porto Digital

--
Uma boa oportunidade para que está com uma startup incubada! Tente a submissão! Ainda dá tempo!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Tenha sua idéia já!

Paul Graham é um grande investidor e escreve bastante sobre inovação e geração de idéias, um dos temas principais deste blog. Pois bem. Um dos textos mais famosos do empreendedor, que foi já foi sugerido neste blog, é sobre a arte de se ter idéias simples que podem virar empreendimentos milionários.


O texto pode ser encontrado aqui e se inicia com o autor relatando que a pergunta que mais vem a tona em suas conversas com potenciais empresários é: "Paul, como faço para ter uma boa idéia para uma startup?". Ele completa dizendo que isso não é uma tarefa das mais difíceis. Veja como!

A grande idéia não é a idéia inicial:
Paul Graham fala que a maioria das startups com os quais ele teve experiência não se pareciam nem um pouco com o idéia inicial do negócio. A grande sacada é que no desenvolvimento desta idéia inicial, você termina encontrando o caminho para a grande idéia.

Não ligue tanto para as críticas:
Ele usa um ótimo exemplo para isso: "Se você disser: Vou construir uma um sistema planilha para web. Você receberá muitas críticas (as piores estão na sua cabeça). Você naturalmente escutará que vai competir com Microsoft, que não seria capaz de construir uma interface de bom nível etc." Você deve fazer uma outra simples pergunta: "Vamos fazer um sistema de planilhas na web e ver até onde andamos?"

Tenha bons sócios:
Como já discutido neste blog, você deve ter bons sócios. Para Paul Graham, você não consegue desenvolver uma startup sozinho. E é por isso que o Y Combinator não investe em startups com um único empreendedor.

Foco no Problema:
Você tem que focar no problema. Para Paul, uma grande idéia sempre está atacando um problema específico. Você deve começar sempre de um problema. Então, você pensa em soluções inovadoras para o problema. Essa foi uma receita para diversas startups de sucesso!

Agora... Pare, pense, tenha sua idéia e desenvolva! No final, você pode estar desenvolvendo uma outra coisa! Mas não se preocupe, segundo Paul Graham, você está no caminho certo!

Voltar para o índice


(crédito da imagem: http://flickr.com/photos/felixtito/)

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Y Combinator: Investimento para Idéias Inovadoras

Há pouco tempo encontrei na web uma grande e inovadora organização: Y Combinator. A empresa é, segundo eles próprios, um novo modelo de empresa de investimento, especializada em apostar em startups em fases iniciais. Eles ajudam as startups dar o passo mais desafiador de todo o processo: passar de uma mera idéia para se tornar uma empresa com um produto.

Eles investem basicamente em software e serviços web e preferem investir em empresários com bom background tecnológico. De acordo com o site, na hora de investir, eles olham: o quão esperto você é, sua idade e sua idéia. Eles não levam tanto em consideração o plano de negócio elaborado e bem caprichado.

À frente da organização, está Paul Graham. Ele é um grande empresário da tecnologia da informação que tem várias teorias sobre o assunto e várias experiências nessa área de atuação. Um de seus textos mais famosos é sobre as armadilhas do mundo corporativo quando se está tentando ter uma idéia. Vale a pena a leitura. Outros textos da empresa, podem ser encontrados aqui!

Bem... Mas, por enquanto, basta dar uma olhada no modelo de negócio e nos projetos inovadores que o Y Combinator está incentivando. Uma lista de Paul Graham, seu texto sobre novas idéias e outros detalhes interessantes sobre a organização são temas para os próximos posts. Aguardem!

Voltar para o índice