quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Micro e pequenas empresas investem em tecnologia


sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Startup: WeSeed


WeSeed é um site de uma rede social com o objetivo principal de ajudar pessoas comuns a ingressar no universo do mercado financeiro. Segundo a startup, as pessoas já possuem conhecimentos suficientes para investir em ações, mas não aproveitam essa expertise. Por isso, com um sistema de colaboração entre pessoas interessadas no mercado financeiro, o WeSeed, tenta ajudar as pessoas a descobrir seus talentos financeiros, induzindo os usuários a melhor tomada de decisão com relação a seus investimentos.

O mais interessante é um sistema de simulação do mercado financeiro. Com isso, o usuário pode testar seus conhecimentos sobre mercado financeiro antes de colocá-los em prática.

Site: www.weseed.com

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Apple + mecanismo de busca ???

"Há rumores que a Apple está trabalhando em um mecanismo de busca..." Assim começa este post do TechCrunch. E, segundo a matéria, esta afirmação faz todo sentido do mundo. Com um browser no mercado (Safari), o objetivo de um mecanismo de buscas próprio é retirar o Google como mecanismo de busca padrão do iPhone e iPod.

Além do mais, o Android está vindo com toda força e essa concorrência aliada com o mecanismo de busca do Google pode ameaçar o iPhone no mercado Mobile. Leia a matéria completa aqui.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

TI: Perspectivas para 2009I:

por Thiago Marinho do Diário de Pernambuco

A Câmara Americana de Comércio (Amcham) debate nesta quarta-feira, dia 10 de dezembro de 2008, a partir das 8h, as persperctivas econômicas de 2009 para o setor de Tecnologia da Informação (TI) e de Telecomunicações no país e em Pernambuco. Um setor que deve movimentar cerca de US$ 30 bilhões e crescer 9,1% no próximo ano, segundo estimativa da consultoria IDC.

O evento será realizado no restaurante La Cuisine Clássico do JCPM Trade Center (que fica na Av. Antônio de Góes, 60, Pina) e contará com palestra do presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, e do presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Joaquim Costa, que vão abordar, sob a ótica pública e privada, as oportunidades de negócios e investimentos esperados.

Os interessados podem fazer inscrições pelo site www.amcham.com.br/comites ou pelo telefone (81) 2101-7450.


quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Cuidado: Pesquisa revela que 45% das lojas online fecham em um ano

Vale a pena ler as dicas para quem está interessado em abrir uma loja virtual. Uma coisa é certa: é preciso muito cuidado!

São Paulo - Segundo a camara-e.net, são criados 8 mil sites de vendas todos os anos, mas quase metade não sobrevive aos primeiros 12 meses.


Acesso a um número muito maior de clientes, possibilidade de venda 24 horas por dia, menores despesas que uma loja tradicional... São muitos os atrativos de um negócio online. Porém, ter sucesso no mundo digital não é tão simples assim. “Quarenta e cinco porcento das lojas virtuais fecham suas portas no primeiro ano de atividade”, afirma Gerson Rolim, diretor executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, a camara-e.net.

Segundo o executivo, cerca de 8 mil lojas online são criadas todos os anos, sendo que 3.600 delas não terminam os primeiros doze meses em atividade. Atualmente, há cerca de 16 mil varejistas online no Brasil. “Em muitos casos falta o planejamento básico”, destaca Sandra R. Tuchi, superintendente de marketing da Associação Comercial de São Paulo.

Na verdade, não basta ter uma página na web. “Para começar, se você não usar as ferramentas da internet, como links patrocinados, por exemplo, ninguém bate na sua porta”, destaca Rolim. “Além disso, é preciso ter um bom preço, pois na internet é muito fácil comparar valores, oferecer parcelamento e ter uma boa logística – cumprir prazos é fundamental”, completa.

Outro ponto importante apontado pelo executivo da camara-e.net para que um pequeno negócio online consiga sobreviver é buscar áreas pouco exploradas. “Quase 80% do faturamento do varejo online é gerado pelas 16 maiores lojas. Para um negócio sobreviver na disputa com esses gigantes, é preciso investir na segmentação, buscar um nicho”, explica.

Com objetivo de incentivar a adoção do comércio eletrônico por empresas de pequeno porte, a camara-e.net e Associação Comercial de São Paulo fecharam um acordo de colaboração na semana passada. A iniciativa resultará na realização de eventos conjuntos e no desenvolvimento de projetos como a criação de um selo de qualidade para lojas virtuais.


Por Daniel dos Santos, editor da PCWorld

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Nem aí para crise!

Do IDG NOW!

Oportunidades crescem: Empresas elevam orçamentos de TI em 2009, aponta pesquisa do Now!Digital

São Paulo - De acordo com o estudo, 76% dos gestores de TI entrevistados afirmam que vão manter ou aumentar seus orçamentos no próximo ano.

Segundo pesquisa realizada pela Now!Digital Business com gestores de TI de grandes, médias e pequenas empresas, 76% dos entrevistados vai manter ou aumentar seus orçamentos em 2009, posição contrária a apontada por alguns institutos de análise de mercado. O estudo incluiu também as intenções de consumo dos usuários domésticos.

A maioria dos profissionais, de acordo com a pesquisa, acredita em um cenário econômico de estabilidade do câmbio e da inflação para o próximo ano. Quase metade dos entrevistados estima crescimento nos investimentos empresariais em 2009 e 60% esperam maiores gastos com atualização tecnológica.

Segurança é prioridade para 73% dos pesquisados. Virtualização (63%), ERP (59%) e Business Intelligence (57%) seguem logo atrás no ranking das tecnologias prioritárias para as empresas em 2009, segundo o estudo.

Continue lendo...

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Apresentação da Zappos

Tony Hsieh, CEO da Zappos apresenta a maneira diferente e inovadora de gerir a sua empresa. Além disso ele conta um pouco da história de como tudo aconteceu e fala sobre a cultura de sua empresa. A palestra é muito interessante e é uma aula de como ser inovador! Além de tudo isso, ele fala bastante sobre como entender o cliente e como lidar com a concorrência dando atenção especial aos consumidores. Vale a pena assistir!



Obrigado a João Henrique (http://filmesdatv.com | http://blog.dicasdeexcel.com) pela indicação do post de Fábio Seixas.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Solução: Monetização de Feeds

Quem acompanha o blog leu um post sobre a monetização de feeds. Resumidamente, o artigo tentava provocar os leitores a pensar em alguma solução para transformar os leitores de feeds em retorno financeiro para o blogger.

Essa semana me deparei com mais uma solução para o problema: Pheedo. A solução se assemelha bastante com o AdSense para feeds. Porém, dá mais formatos de publicidade e traz consigo uma ferramenta para que o blogger possa monitorar o uso de seus feeds: cliques, posts mais lidos, etc.

Mas o que mais me chamou atenção na descrição é a frase que eles colocam em sua página: "(...) we routinely deliver triple digit revenue growth for leading publishers". Em tradução livre: "Nós rotineiramente disponibilizamos rendimento com três dígitos de aumento para os maiores produtores de conteúdo". E esse é o foco deles: aumentar o retorno sobre os feeds dos grandes produtores de conteúdo.

Está aí... uma solução interessante, com um foco bem definido e que aparentemente está trazendo bom retorno financeiro. Mas e para os pequenos bloggers? E se existisse uma solução que rendesse pouco com cada usuário, mas que tivesse 1 milhão de usuários?

Microsoft Brasil lança programa de incentivo a PMES de base tecnológica

A Microsoft Brasil anunciou nesta terça-feira, 18, durante a Semana Global do Empreendedorismo (leia mais), o lançamento do Programa Microsoft SOL. Criado para favorecer o desenvolvimento das micro e pequenas empresas de base tecnológica, ele oferece às companhias participantes uma ampla gama de benefícios estratégicos, de mentoring e capacitação em estratégia de negócios até o acesso a um pacote completo de softwares por um valor simbólico.

Resultado de um investimento da ordem de R$ 2,5 milhões, o Programa Microsoft SOL terá duração de três anos. Já neste primeiro ano, a meta é apoiar mais de 500 empresas, sendo que três delas serão selecionadas para apresentarem seus planos de negócios na sede da Microsoft Corporation, em Redmond, nos Estados Unidos.

Para participar, as empresas devem ter:
  • Até três anos de existência;
  • Faturamento anual igual ou inferior a R$ 1,2 milhão anuais;
  • Atuar com tecnologia.
Sua inscrição será avalizada por um parceiro validador, entre os quais está a SOFTEX. Estima-se que no Brasil existam cerca de 8 mil empresas de base tecnológica com esse perfil.

As companhias que atendam às premissas estabelecidas pelo Programa Microsoft SOL têm até o dia 20 de fevereiro de 2009 para inscrever-se pelo site http://www.microsoftsol.com.br.

Fonte: Softex

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Finalistas do Prêmio Shell | IniciativaJovem de Empreendedorismo Sustentável

Como prometido no post sobre o Prêmio Shell | IniciativaJovem de Empreendedorismo Sustentável, estou divulgando aqui no EmpreenderTI os finalistas do concurso. Os finalistas têm o foco no desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis.

Os finalistas da categoria Empreendimento Sustentável são:


Baluarte – Agência de Projetos Culturais (www.baluarteagencia.com.br)

Trabalha pela dinamização do mercado da produção cultural de forma profissionalizada, realizando projetos de valor cultural e relevância artística, contribuindo para a potencialização da Economia Criativa no Brasil.



Biruta - Mídias Mirabolantes (www.biruta.net)

Agência de mídia exterior especializada em projetos especiais e mídias inovadoras. Identifica oportunidades e desenvolve idéias e ações específicas e personalizadas para cada cliente.



Coco Legal (www.cocolegal.com.br)

A Coco Legal é uma empresa ambientalmente responsável que consiste em beneficiar, comercializar e distribuir água de coco 100% natural para pessoas físicas, restaurantes, buffets, bistrôs e hotéis na cidade do Rio de Janeiro.



Fotomídia (www.fotomidiaeventos.com.br)

Empresa voltada para o mercado de eventos, publicidade, promoção e marketing. Desenvolve soluções em mídia instantânea, utilizando características da fotografia e comunicação visual.



Intarget (www.intargetconsultoria.com.br)

A Intarget Consultoria é a primeira empresa de inovação em marketing de relacionamento e gestão empresarial, focada no segmento de atividades físicas e desportivas.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Oportunidade: Feeds pela metade!

Muitos blogs insistem em uma prática que não agrada nem um pouco os leitores: cortar os textos dos feeds pela metade! Depois de escutar um colega de trabalho dizer que não agüenta feeds pela metade e ler um post do bem conceituado ReadWriteWeb, resolvi postar sobre o assunto.

Sob a alegação de que os feeds parciais irão aguçar a curiosidade dos leitores que irão, então, acessar o blog e trazer mais faturamento, alguns dos grandes pro-bloggers ainda insistem nesta prática. Mas este anseio, na maioria das vezes, não é concretizado. Eu, por exemplo, só entro em uma “notícia parcial” se seu título for extremamente chamativo (e bote extremamente nisso) . Caso contrário, simplesmente passo para próximo feed. E isso acontece com muita gente!

Por outro lado, é fato também que feeds são um “vilão” no faturamento dos blogueiros. Existe a iniciativa do AdSense para feeds, mas que não traz tanta rentabilidade assim (na maioria dos casos). Então, nasce aí mais uma oportunidade para os empreendedores de plantão: como fazer com que leitores de feeds sejam convertidos em dinheiro para seu blog? Alguma idéia?
Crédito da charge: Noise to Signal

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Prêmio Shell | IniciativaJovem de Empreendedorismo Sustentável

Vai acontecer no dia 18 de novembro, no Rio de Janeiro, o Prêmio Shell | IniciativaJovem de Empreendedorismo Sustentável. O prêmio tem por objetivo principal incentivar a cultura do empreendedorismo jovem no Brasil, através de uma chancela que identifica e premia as melhores idéias e os melhores empreendimentos sustentáveis idealizados por jovens que fazem parte da Rede de Empreendimentos Sustentáveis do IniciativaJovem.

O diferencial e a importância do evento se dão pelo caráter social da iniciativa. Então, serão premiadas as idéias que contribuem para o desenvolvimento social da região no qual estão inseridos.

O evento faz parte da semana global do empreendedorismo e será aberto ao público. Os interessados em participar do Prêmio Shell | IniciativaJovem de Empreendedorismo Sustentável poderão se inscrever através do e-mail: jovenal@iniciativajovem.org.br, a partir do dia 07 de novembro.

O IniciativaJovem

O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens de 18 a 30 anos desenvolvam seus próprios negócios. Foi lançado em outubro de 2001, no Rio de Janeiro, adaptado do programa LiveWire, desenvolvido pelo Grupo Shell e presente em mais de 25 países. No Brasil, o Programa IniciativaJovem foi desenvolvido e é operado pela Dialog e possui como objetivos principais: inserção social do jovem com perfil empreendedor, geração de trabalho e renda e irradiação da cultura do empreendedorismo sustentável.

Serviço

Prêmio Shell | IniciativaJovem de Empreendedorismo Sustentável
Horário: A partir das 16h
Local: Espaço Franklin (Avenida Passos, nº 36, Centro, Rio de Janeiro)
Inscrições para o Prêmio através do e-mail: jovenal@iniciativajovem.org.br

Um agradecimento a Thiago Henrique da Agência Videira, que disponibilizou as informações. O EmpreenderTI está acompanhando o evento e ainda esta semana ficaremos sabendo dos finalistas. As idéias serão divulgadas aqui! Fiquem de olho nas novidades.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Tipos de Investimentos de Risco

Como vocês já devem ter notado tenho falado bastante sobre investimentos de risco e assuntos relacionados. Isso porque sempre vejo notícias relacionadas com esse tema e acho essencial que empreendedores tenham a noção do que isso se trata.

Um tópico muito importante para qualquer pessoa que queira entrar nesse mundo, está relacionado com os tipos de investimentos de risco que podem existir no mercado. É muito comum encontrar em sites como TechCrunch, por exemplo, notícias falando que a empresa X conseguiu um investimento de risco de Series A, Series B ou Series C e Investimento Anjo.

Esse post vem para esclarecer o que diabos significam cada tipo de investimento desses.

Investimento Anjo - Também chamado de "Seed Funding" ou "Capital Semente". É o primeiro dinheiro de um startup advindo de pessoas físicas, chamados de "anjos". Neste ponto, os engenheiros estão escrevendo código e tentando construir um produto que podem ser bem vistos por VCs (venture capitalists).

Series A - A primeira rodada de investimentos. O dinheiro levantado é usado para desenvolver e terminar o produto de determinada startup.

Series B - Normalmente é utilizado para construir o Negócio. Para isso, o time de Vendas e Marketing entra em ação. Nesse momento, a startup passa a ser um negócio, deixando apenas de ser relacionado com determinado produto.

Series C - A rodada final do levantamento de capital. A essa altura do campeonato, a empresa já possui um produto posicionado no mercado. O próximo passo é crescer e expandir, o que inclui aumentar os times de vendas e marketing e se espalhar geograficamente. Resumindo, é o dinheiro para criar uma grande empresa.

Via: Linux.com

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

5 Mitos sobre Investidores Anjos

Hoje li um post muito interessante sobre investidores anjos. O empreendedor Daniel Heise, em seu ótimo blog, apresenta e comenta o texto de um professor de empreendedorismo, o americano Scott Shane, que publicou um artigo no The Wall Street Journal.

O texto é muito interessante e esclarece os 5 mitos sobre investidores anjos.
Mito 1: Investidores anjos são iguais a VCs (Venture Capitalists)
Mito 2: A maior parte dos investidores anjo investe como grupos organizados.
Mito 3: Investidores anjo são investidores ricos e astutos.
Mito 4: Anjos investem frequentemente $50mil ou $100mil em negócios, as vezes vão até $500mil ou $1 milhão.
Mito 5: Muitas pessoas investem em negócios de pessoas que elas mal conheciam antes.
Discordando um pouco com Daniel, acho a pesquisa válida. É importante para se saber com que tipo de investidor estamos nos metendo quando estamos procurando investidores anjos. Devemos saber, por exemplo, o que eles estão esperando dos empreendimentos. E assim podemos canalizar nossas energias na direção certa.

Leia o texto completo aqui e veja os comentários do empreendedor. Interessante!

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Capital de Risco para projetos open source

Por indicação de um amigo, João Mendonça, li um texto muito interessante sobre a captação de capital de risco para projetos open source. O artigo é do Linux.com e dá dicas e estratégias para se conseguir este tipo de financiamento, levando em consideração as peculiaridades de projetos open source.

Tenha um plano de negócio sólido e corra atrás
Como dito bastante por este blog, a persistência é uma das armas de um grande empreendedor. Além disso, um plano de negócio bem feito é uma porta para o capital de risco. Para projetos open source não é diferente. Pense num modelo de negócio consistente e prove 'por a + b' que a alta rentabilidade é inevitável e os investidores não se importarão com as palavras 'open source'. Lembre-se: No final, alguém tem que pagar pelo serviço prestado ou o projeto não terá nenhum valor real.

Procure a combinação perfeita
Provavelmente você terá reuniões com 15 ou 20 investidores de risco. E muitos deles irão falar: "Essa não é uma área que queremos investir. Não combinamos com o projeto". Isso acontecerá bastante e você deverá procurar um investidor que acredita realmente na sua idéia. Segundo Graham Miller, CEO do Marketcetera, que já conseguiu US$ 4 milhões para sua empresa, o processo não deve está somente focado em conseguir dinheiro. Em projetos open source, deve-se procurar também a combinação perfeita para o seu negócio.

Tenha uma comunidade
Alguns empreendedores alertam que, se você não tem uma comunidade por trás do seu negócio, a tarefa de convencer um investidor de risco é bem mais árdua. Então, procure se estabelecer um pouco no mercado. Procure ter um número de usuários considerável antes de partir para a fase de capital de risco.

Ótimo time
Já foi falado aqui no blog diversas vezes (aqui e aqui): para se conseguir sucesso, deve-se ter um time completo. Aqui também não é diferente. Um time com profissionais experientes e com ótimos conhecimentos técnicos diminui os riscos do investidor. Isso é o que eles querem! Menos risco!
Com relação à apresentação, deve-se ter um profissional que entende a mente dos investidores. Deve-se levar em consideração, por exemplo, as dicas dadas por Guy Kawasaki (veja aqui). Não se concentre em bits e bytes. Foque o plano de negócio e como vocês pretendem fazer dinheiro!

Compartilhe
Converse sobre sua idéia. Tente convencer seus familiares de que sua idéia é boa. Fale, fale e fale. Assim você receberá feedbacks de conhecidos que podem ser valiosos no processo de captação de capital de risco. Compartilhe sua idéia.

Essas foram as dicas de alguns empreendedores. Vale a pena ler o texto completo aqui. Leia e reflita!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Semana Global de Empreendedorismo

A rede de incubadoras de empresas e parques tecnológicos INCUBANET já está com programação definida para a Semana Global de Empreendedorismo, evento mundial de estímulo à ação empreendedora, idealizado pelo instituto Endeavor, que acontece entre os dias 17 e 21 de novembro.

A Semana Global de Empreendedorismo é um movimento que acontece concomitantemente em 54 países, tendo como foco principal a ação empreendedora. Surgido na Inglaterra, onde já agrega nove mil empresas e quinhentas mil pessoas, se alastrou para os Estados Unidos, onde estão envolvidas duas mil instituições e 480 mil pessoas e este ano chega ao Brasil, com perspectiva de envolver meio milhão de pessoas e duas mil entidades. O objetivo é mobilizar, conectar e inspirar o maior número de pessoas possível para a atitude empreendedora.

A INCUBANET, Rede Pernambucana de Entidades Promotoras de Empreendedorismo Inovador, que congrega dez incubadoras de empresas e dois parques tecnológicos em Pernambuco, já trabalha a questão do empreendedorismo em seu dia-a-dia e, portanto, é a principal organização a desenvolver eventos para a Semana Global de Empreendedorismo no estado.

As atividades consistem em palestras, workshops e talk show, que acontecerão no Centro de Educação do SEBRAE-PE, instituição parceira da INCUBANET no desenvolvimento dessas ações. Durante a realização das atividades, também haverá um "Balcão de Incubadoras" aos participantes que quiserem mais informações sobre o funcionamento dessas instituições. Durante a Semana Global a INCUBANET também levará palestras acerca do tema "Empreendedorismo e Incubação de Empresas" a instituições de ensino superior. No último dia de atividades (21/11) as incubadoras de empresas associadas à INCUBANET farão um "Open Day" para que as pessoas possam conhecer "in loco" o funcionamento de empresas incubadas. Também neste dia a Financiadora de Projetos FINEP realizará o Seed Fórum, voltado para empresas pré-selecionadas que apresentarão planos de negócios a investidores.

Para mais informações sobre os eventos da Incubanet durante a Semana Global, bem como sobre inscrições, basta enviar um e-mail para info@incubanet.org.br ou telefonar para (81) 3425-4731.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Vídeo: Palestra sobre o livro Founders at Work

Pesquisando um pouco sobre os livros do post passado, encontrei uma palestra da autora do livro Founders at Work, Jessica Livingston. Na palestra ela fala de curiosidades no processo de produção do livro e das falas mais interessantes do fundadores de grande negócios.

Vale a pena:


terça-feira, 21 de outubro de 2008

Qual sua próxima leitura?

O livro que acabei de ler não está diretamente relacionado à área de empreendedorismo, mas é uma leitura indispensável para qualquer pessoa que deseja administrar seu dinheiro de maneira eficiente. O nome é Investimentos Inteligentes (link) e o autor é Gustavo Cerbasi. Vale a pena leitura.


Com a finalização de mais este excelente livro, decidi (atrasado) ir à busca da próxima leitura. Para isso, consultei blogs e conversei com conhecidos procurando um livro que inspirasse novas idéias e o surgimento de startups. Hoje, estou com uma lista de quatro livros que desejo ler. Segue:

Founders at Work: (link)

Este livro parece ser interessantíssimo. Foi escrito por Jessica Livingston, sócia de Paul Graham, bastante citado por este blog. Fala da história de fundadores de startups (por suas próprias palavras) que hoje são negócios grandiosos. Tem gente que já comentou o livro: clique aqui ou aqui para conferir.




Hackers and Painters (link)

Este livro é escrito pelo próprio Paul Graham e o autor tenta mostrar que o desenvolvimento de software se assemelha mais à arte do que propriamente a engenharia. Foi indicado por dois amigos e li um pouco mais a respeito aqui. Parece ser muito bom.




The Art of Innovation (link)

O livro parece ser interessante e é escrito por Tom Kelley, líder e co-fundador da IDEO, uma das empresas reconhecidamente mais inovadoras do mundo. O livro fala sobre como se fazer inovação dentro de empresas para que a inovação se torne um diferencial competitivo no mercado na qual a empresa está inserida. Leia mais aqui.


Você teria algum para indicar?

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Os 10 produtos mais inovadores de 2008, segundo Popular Mechanics

Encontrei hoje no IDG NOW! uma lista com os 10 produtos mais inovadores de 2008, segundo a Popular Mechanics. Vale a pena dar uma conferida. Dentre eles, o que me chamou mais atenção foi esse:

O sanitário hight tech da Caroma consegue reciclar até 70% de água com um sistema simples de reutilização do líquido da pia para a descarga.
Existem também outros interessantes que utilizam a tecnologia da informação. O Microsoft Photosynth é um deles, que você pode conferir em detalhes aqui.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dia do Empreendedor - de Idéias a Negócios

Dia 24 de Outubro, o Centro Integrado de Tecnologia da Informação - CITi, realiza o "Dia do Empreendedor - de Idéias a Negócios". O evento acontece no auditório do Centro de Informática da UFPE (CIn-UFPE) e contará com palestras interessantíssimas sobre economia, tecnologia e empreendedorismo.

De antemão, agradeço o convite feito pelos membros do CITi e confirmo minha presença no evento. Infelizmente, devido a outros compromissos, só assistirei das palestras da tarde. Segue abaixo o material de divulgação.

Um dos palestrantes, por exemplo, é José Carlos Cavalcanti, que possui um blog muito bom e que vai falar sobre economia.



quarta-feira, 8 de outubro de 2008

YouTube Click-to-buy


Todos já sabem que a propaganda (AdSense) é de onde o Google tira a maior parte do seu dinheiro. É conhecido também que a empresa está louca atrás de novas formas de monetizar seus produtos e ferramentas.

Recentemente, por exemplo, o Google divulgou a sua mais nova investida nesse sentido. No site oficial do YouTube, a corporação anunciou a mais nova tentativa de aumentar a rentabilidade do site : o botão de compra de música, vídeo e games.

Como a figura abaixo mostra, abaixo dos vídeos estará presente, a partir de agora, um botão que conecta o usuário diretamente com portais de compra de conteúdos digitais. Por enquanto, só estão atuando com Amazon e com iTunes. Mas a tendência é aumentar a abrangência para produtores de filmes, televisão e agências de publicidade.

Enquanto assistem a vídeos, os usuários poderão comprar músicas, vídeos e games associados ao vídeo em execução. Simples assim! Neste link, você pode ver um exemplo em ação.

Pronto... Esta nova investida aumenta consideravelmente o valor do YouTube que passará a fazer muito mais dinheiro de hoje em diante.

Adsense para Games
E na mesma linha, o Google lança também o AdSense para Games. Dessa forma, os desenvolvedores irão poder ganhar dinheiro produzindo games on-line. Utilizando a mesma lógica do Adsense para sites e blogs convencionais, essa pode ser mais uma febre na Web que renderá milhões de dólares ao Google. Veja o vídeo abaixo e entenda como esse tipo de propaganda está sendo inserida nos games.

Leia mais:
YouTube: Click-to-buy buttons
Adsense para Games

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Porto Digital entre os quatro melhores do mundo

Hoje encontrei uma ótima matéria falando sobre o Porto Digital. O texto pode ser econtrado aqui e concentra uma série de benefícios que um dos Parques Tecnológicos mais importantes do Brasil, que foi criado em Julho de 2000 na capital Pernambucana.

Em 2007, foi considerado como o Melhor Parque Tecnológico/ Habitat de Inovação do Brasil pela a Anprotec. E, em 2005, a AT Kearney o elegeu como o maior parque tecnológico do País em número de empresas e faturamento.

Tudo isso favorece a integração entre academia, mercado e governo, aumentando o poder de inovação da região e favorecendo consideravelmente o surgimento de novas empresas e da atmosfera empreendedora.

A matéria é muito interessante e explica como funciona o pólo de TI concentrada na Ilha do Recife Antigo. Muito interessante! Vale a pena a leitura!

Porto Digital já está entre os quatro melhores do mundo
Ediane Tiago escreve para o Valor Econômico

A articulação entre academia, governo e iniciativa privada marcou a criação do Porto Digital em Recife. Em uma área de 100 hectares, cabeados com 8 quilômetros de fibra ótica, o parque tecnológico abriga atualmente 117 empresas e 2 incubadoras. Juntas elas são responsáveis pela geração de 4 mil empregos e contribuem com 3,6 % do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Pernambuco, o que significa receita anual média na casa dos R$ 800 milhões.

De quebra, o projeto, que obteve investimento inicial de R$ 33 milhões, revitalizou o histórico bairro do Recife e criou um ambiente propício ao desenvolvimento de softwares e à riqueza intelectual.

continuar lendo...

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Capital de Risco - O Plano de Negócios

Depois de ter entendido o que é o capital de risco e quem são potenciais investidores para sua idéia, o segundo post da série tenta explicar quais as principais atitudes que devem ser tomadas por um empreendedor para conseguir um investimento deste tipo.


A primeira atitude é escrever um PLANO DE NEGÓCIO para sua idéia. Se você ainda não tem, corra! Faça um plano limpo, claro e objetivo. E para auxiliar nessa etapa, existem vários links disponíveis. No próprio site do Venture Capital da FINEP, que já foi citado no post passado, você encontra algumas leituras interessantes.

O RS4E também disponibiliza em seu site dicas indispensáveis e dá até um modelo, que você pode fazer o download. Mas vou adiantando os principais elementos de um plano de negócio bem elaborado:
Sumário executivo
O Produto
Os Clientes
O Mercado
O Plano de Ações
A Equipe de Gestão
A Análise Financeira
O Financiamento

Se você quiser mais detalhes sobre esses elementos, dá uma olhadinha nos links listados acima. Mas o modelo citado explica isso de forma sucinta e objetiva.

Pronto! Você já pode começar a desenvolver o seu plano de negócio. Dessa forma, fica mais fácil de conseguir investimentos. E ainda ajuda a desenvolver e detalhar a sua idéia. Vá em frente! Próximo post será sobre como proceder, uma vez que você tem um plano de negócio.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

FCAP realiza 18ª Semana do Pequeno Empreendedor

Entre os próximos dias 7 e 10 de Outubro, a Faculdade de Ciências da Administração da UPE (FCAP/UPE) realiza a “18ª Semana do Pequeno Empreendedor”, cujo tema será “Empreendedorismo: Criatividade e inovação”.


O evento é realizado há 18 anos com apoio do Sebrae/PE e tem como objetivo dar espaço aos alunos, ex-alunos, micros e pequenos empresários, assim como aqueles que queiram montar seu próprio negócio, sobre as oportunidades e riscos do mercado.

A abertura da 18ª Semana, que acontece no dia 07/10, contará com a presença do Reitor da UPE, Prof. Carlos Calado, do Diretor e Vice da FCAP/UPE, Osvaldo Cabral de Mello Neto e Arandi Campelo, respectivamente, além do Secretário de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, Aristides Monteiro Neto e do Diretor Superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra.

A feira acontece no estacionamento da faculdade e conta com 60 estandes dos mais variados ramos de atividades, sendo aberta aos alunos, ex-alunos da escola e de outras instituições de ensino, profissionais da Administração e cursos afins.

A visitação chega a duas mil pessoas por noite, quando além da visitação aos estandes, acontecem palestras no auditório Clélio Lemos com capacidade para 400 lugares.

A FCAP/UPE fica na Av. Sport Clube do Recife, 252 – Madalena – Telefone: (81) 3181-8604.

Por Arnaud Mattoso – Assessor de Imprensa da FCAP/UPE.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Oportunidade: IPTV deve crescer até 64,1%

Vi uma matéria no IDG Now! falando que, em 2008, as adesões de IPTV no mundo devem crescer 64,1%. E quem disse isso foi o Gartner.

Uma grande oportunidade para novos empreendedores. Se você ainda não sabe em que área investir seu tempo, analise a área com carinho que pode render bons negócios.

Um dos alvos que podem ser atacados é o mercado de desenvolvimento de aplicações de interatividade. Quem saiu na frente foi o IP.TV, por exemplo, que está no mercado desde 2000.

Leia mais:

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Milestone: 1000 acessos do EmpreenderTI.com

É com muita satisfação que o EmpreenderTI.com atingiu a marca de 1000 acessos nos últimos 30 dias. É uma marca ainda modesta mas o desempenho vem aumentando cada vez mais e recordes diários estão sendo batidos.

Gostaria de agradecer aos amigos que sempre me apoiaram e aos leitores que estão acompanhando o progresso do blog. Espero que eu consiga aumentar esta marca ainda mais e conto com o apoio de todos vocês. Muito obrigado.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Você tem uma idéia? Google tem 10 milhões para você!

Antes de continuar a série de postagens sobre Capital de Risco, ou Venture Capital, que começou aqui, venho falar sobre uma notícia que saiu hoje à tarde. Uma oportunidade que está batendo em nossas portas e que pode gerar bons frutos, tanto para você quanto para a sociedade. Confira!


Como foi anunciado por muitos, inclusive por este blog, o Google está entrando na área de Investimentos de Riscos. E com toda a força! Isso é o que mostra a mais nova campanha da gigante da Internet com um esforço para geração de novas idéias.

Projeto 10100

O projeto, que tem o nome de "10 elevado a 100" vem para comemorar os 10 anos da empresa e segue a linha de raciocínio do Guy Kawasaki, que diz que idéias inovadoras e relevantes aquelas que mudam o mundo para melhor (livro). Então, o Google vai selecionar 5 idéias que podem melhorar o modo como as pessoas vivem hoje em dia e investir 10 milhões de dólares no desenvolvimento delas.

Entre no site do projeto e entenda os detalhes para participar e concorrer ao prêmio. Mas, vou adiantando que a quantidade de pessoas que são atingidas pela sua idéia conta bastante.

Boa sorte e que vençam os que mais ajudarem.

Então, se você tem uma idéia do tipo Hippo Water Roller, citada como o tipo de conceito procurado por Google, entre e se inscreva. Você pode ser um dos milionários!! E ai? Alguma idéia?

Vídeo oficial da promoção:



sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Empreendedorismo: Energia para o Brasil Inovador

Na próxima semana, entre os dias 22 e 26/09, coordenadores da rede de incubadoras de empresas de Pernambuco, INCUBANET, além de gestores de oito incubadoras estarão em Aracaju, para participarem do XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o XVI Workshop da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), em Aracaju (SE). O tema do evento é "Empreendedorismo: Energia para o Brasil Inovador" e trará questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, incluindo o papel das incubadoras e parques na formação e conscientização de empresas ambientalmente responsáveis e focadas no uso e desenvolvimento de inovações em energias renováveis. É o maior evento do gênero em toda América Latina.

Por Claudia Giane / Assessoria de Comunicação - INCUBANET

Veja também:

Capital de Risco - Introdução


A gente está sempre lendo aqui e acolá sobre capital de risco. Inclusive já falei sobre o assunto aqui no blog várias vezes (aqui, aqui, aqui). Falei de algumas empresas que ganharam investimento de capital de risco e coisas parecidas. Pois bem! Como o EmpreenderTI.com é voltado totalmente para empreendedores, achei que seria bom esclarecer o que é o capital de risco para quem está entrando na área agora. É bom que colocamos os pingos nos i’s e fechamos algumas lacunas no conhecimento.

Para isso, esse post é o primeiro de uma série que vai falar desde a definição do tema até como conseguir um investimento deste tipo. Vou tentar acompanhar o modelo que utilizei para a série sobre Paul Graham, seus textos e Y Combinator. E aí vai uma breve introdução.

Capital de Risco - Introdução

Segundo um artigo que pode ser encontrado no Portal Capital de Risco, da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), os mercados de Capital de Risco (ou Venture Capital) fazem com que recursos financeiros de longo prazo sejam utilizados para financiar novos produtos, tecnologias e startups. Então, se algum parente seu investe no desenvolvimento de sua idéia, ele é um investidor de risco (ou venture capitalist). E a maneira mais fácil e comum de se conseguir este tipo de investimento é com familiares e amigos.

Mas existe muita gente que ganha dinheiro (e muito!) com isso. Existem empresas especializadas em investir em projetos e empresas inovadoras com o objetivo de obter lucros no período entre 2 e 10 anos. E o lucro pode ser milionário! O Google, por exemplo, começou com um investidor anjo, um grande amigo de Larry e Sergey.

Mas tudo isso, a troco de um grande risco! Afinal, grande parte das empresas que abrem fecham as portas rapidamente. No Brasil, por exemplo, cerca de 40% delas fecham antes de fazer o primeiro aniversário. Ou seja, todo o dinheiro investido é perdido. O investidor sabe o risco que está correndo.

É isso! Como uma breve introdução, basta. No próximo post falarei sobre a estrutura do mercado de capital de risco e seu funcionamento. Assim você saberá onde está entrando, se optar por este tipo de investimento. Falarei um pouco sobre incubação, capital semente (seed capital), etc.

Crédito da imagem: Daniel Starrason

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Grande idéia: Adgregate Markets


Navegando o site do TechCrunch50, um evento de lançamento de novas empresas, encontrei uma apresentação interessante. Henry Wong, CEO do Adgregate Markets, apresenta a idéia e tenta convencer os grandes investidores presentes a investirem em sua empresa. Uma tarefa difícil, mas que foi realizada com sucesso. Conseguiram investimento de US$ 1 milhão. Nada mal! 

A idéia é simples, mas inovadora. O Adgregate tenta transformar propagadas em sites em pequenos sistemas de e-commerce (o termo utilizado foi transformar "Ad Banners" em "Transaction Banners"). Entenda o passo-a-passo assistindo o vídeo. Mas só para dar um gostinho, o usuário não precisa mais entrar no site do amazon.com para comprar o livro com propaganda no EmpreenderTI.com, por exemplo. Tudo seria feito aqui mesmo. Interessante. Assista e confira!



terça-feira, 16 de setembro de 2008

A história da Internet

Documentário muito interessante sobre a Internet feito pela Discovery Channel.


segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Evento lança cursos do Projeto de Desenvolvimento do APL de TI

O SoftexRecife, em parceria com o Sebra-PE, Porto Digital, Assespro e Seprope, lançará, no dia 16, o calendário de treinamentos integrantes do Projeto de Desenvolvimentos do APL de TI em Pernambuco. O evento será às 10h, na Livraria Cultura, no Bairro do Recife.

O lançamento contará com a presença dos consultores Takashi Yamauchi e André Carvalho, que farão palestra sobre responsabilidade social, novos mercados e redução de custos para as empresas.

Na ocasião, serão apresentados os seguintes cronogramas de treinamento:
- responsabilidade social
- balanço sócio-ambiental
- legislação e tributos
- empreendedorismo e captação de recursos

Mais informações através do telefone 3224.4251 ou pelo e-mail manoel.borba@recife.softex.br

Por: Isabella Linhares / Assessoria de Comunicação do Porto Digital

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Lei Seca: Como ganhar dinheiro?

A Lei Seca mudou totalmente o modo comportamento de muitos cidadãos brasileiros. Isso é fato.! Mas também trouxe consigo muitas oportunidades de negócios. Os taxistas que o digam! O volume de corridas de taxis nas noites das grandes cidades aumentou consideravelmente. Em alguns lugares, chegou a um aumento de 20%.


Mas a Lei Seca não é oportunidade somente para motoristas e taxistas. Um chaveiro que mede o grau de álcool no sangue já está sendo vendido e está com relativo sucesso. A Brahma também já deu sua cartada. Lançou o Facilitômetro.

O serviço está na Web e tem como objetivo facilitar a vida de quem quer beber e voltar para casa sem ser multado ou preso. A idéia é que o site ajude o usuário a encontrar os bares mais próximos da sua casa ou escritório. Também ode calcular o custo médio do táxi, tanto na ida quanto na volta. E, além disso, dá um desconte de 10% na tarifa do táxi. Por enquanto o serviço ainda é limitado para o Rio de Janeiro, mas com perspectiva de abrangência nacional.

Interessante! Uma ótima oportunidade aproveitada. E você? Já parou para pensar como pode aproveitar a Lei Seca? Já pensou em algum serviço na web para facilitar a vida dos brasileiros? Alguma idéia?

Através de: Terra

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Como conseguir investimento de risco

Guy Kawasaki é o Managing Director do Garage Technology Ventures - uma empresa de investimento de risco - e colunista do Entrepreneur Magazine. É autor de A Arte do Começo e já foi tema de posts aqui no EmpreenderTI.com. Fez uma apresentação sobre como conseguir investimentos. Muito interessante! Os principais tópicos abordados estão listados abaixo. Mas ainda vale a pena conferir os vídeos!

1 - Verifique se seu negócio realmente é uma boa idéia a se investir
Para obter um bom investimento de risco, você tem que considerar que o seu negócio pode faturar U$ 100 milhões de dólares por ano. Isso no mercado americano, claro.

2 - Utilize uma analogia com a paquera
Investimento de risco é como amor à primeira vista. Os investidores decidem em 15 minutos se querem ou não investir em você. Então, preste atenção na sua apresentação.

3 - Jogue limpo
Apresente sua idéia sem nenhuma pendência jurídica, ninguém da sua família é o CFO ou CMO, você não está trabalhando durante o dia e desenvolvendo a idéia durante a noite etc. Seja claro e não tenha rabo preso com nada. Se os investidores desconfiarem de que algo anda errado na empresa, nada feito.

4 - Utilize a regra do 10/20/30

5 - Teste!
Comece seu negócio e cresça um pouco e depois tente investimento. Convença os investidores que você precisa de dinheiro para CRESCER e não INICIAR. Com isso, o investimento é certo!









quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Idéia simples e financiamento milionário

Retomando a abordagem de alguns posts deste blog, venho aqui apresentar a vocês mais uma startup com idéia simples, mas que está dando o que falar. A bola da vez é o Stylesight, uma empresa especializada em prever tendências e desenvolver produtos para profissionais da indústria da moda.

Fica mais do que provado, então, que moda e assuntos do gênero são um grande negócio. Os donos do DailyCandy que o digam. Foram comprados pela Comcast por uma bagatela de US$ 125 milhões de dólares. Isso mesmo. Não errei. US$ 125 mi. Nessa mesma onda, Stylesight conseguiu recentemente um financiamento de US$ 16 milhões de dólares.

É... idéias simples... mas que movem literalmente milhões de dólares pelo mundo. E aqui no Brasil? Não encontrei nada parecido! Será uma boa oportunidade? Você tem alguma idéia?

Através de: TechCrunch

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Os motivos que levaram Google a lançar o Chrome

Provavelmente você já ouviu falar bastante do mais novo lançamento do gigante Google. Pois é... o Google Chrome está dando o que falar e já está se tornando uma febre entre os internautas do mundo todo. Se você perdeu alguma coisa do lançamento, pode checar aqui, numa história em quadrinhos que a empresa utilizou como meio de promoção. Outra maneira de se manter informado é conferindo o vídeo abaixo, que saiu na maioria dos meios de comunicação.




Muita gente já criticou. Tem gente de peso listando 7 motivos para você usar e 7 motivos para você não usar. Interessante! Tem gente dizendo também que o Chrome vai chegar na cola do Firefox em apenas 2 anos. E está crescendo... já cresceu de quase 2% para quase 6%, no Techcrunch! Para completar nosso apanhado, tem um pessoal que já postou a cobertura completa!

Dada a devida introdução, o tema deste post me veio após a leitura da matéria no GigaOM sobre o navegador. O artigo fala um pouco sobre os motivos que fizeram o Google gastar tempo e dinheiro em algo que supostamente já está com os padrões estabelecido no mercado do computador de mesa. Mas pode ficar tranquilo, Google não está fazendo besteira.

Uma das especulações mais comuns, por exemplo, seria uma luta direta com o Internet Explorer, da Microsoft. Mas isso não justificaria tal investimento, pois apesar da disputa entre Firefox e IE, a Microsoft detém 75% do mercado.

O foco está voltado para o mundo Mobile. O IE Mobile não tem tanta força e tenta ganhar espaço do Webkit, o browser da série Nokia N60. Além dele, a Microsoft tem que ganhar do Safari, do iPhone. E a Google está visando este mercado, tentando trazer um navegador que dará uma experiência do computador para os dispositivos móveis. E um grande mercado está vindo por aí com os Netbooks e com o próprio Android.

Resumindo, você achava que o principal objetivo do Google era ganhar espaço do Firefox e do IE? Está enganado. O mercado mobile que aguarde a entrada arrasadora do Google Chrome. Quem viver, verá!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Top 100 Blogs sobre Empreendedorismo e Liderança

Recentemente encontrei uma lista com os 100 blogs mais influentes no mundo corporativo. Essa lista, você pode encontrar aqui. Dentre todos eles, vou destacar um subconjunto de 19 blogs que acho que tem a ver com o tema central do EmpreenderTI. Eles estão categorizados na lista como sendo sobre criatividade e inspiração.

São eles:
  1. A Budding Contrapreneur: Fala sobre idéias e porque algumas falham.
  2. Liderlik/Leadership: Fala sobre geração de idéias em inglês e alemão.
  3. Life Beyond Code: Modelos de negócio e inovação.
  4. Stephen Shapiro: Mudando as regras sobre inovação e criatividade.
  5. Simplicity: Dicas em gerência.
  6. Springwise: Apresenta idéias para empreendedores.
  7. Orrin Woodward Leadership Team: Discute as "idéias da consequência".
  8. Leading Answers: Fala sobre liderança e gerenciamento ágil de idéias.
  9. Crossderry Blog: Uma nova visão sobre inovação e geração de idéias.
  10. Creative Energy Officer: Fala sobre novas idéias.
  11. Troyworman.com: Criatividade a cada post.
  12. Chief Happiness Officer: Pesquisas, listagens e ótimas imagens.
  13. Slacker Manager: Imagens, listas inusitadas e dicas importantes.
  14. The Bing Blog: Liderança de novas idéias.
  15. The Bogle E-Blog: o fundador de The Vanguard Group Inc. fala como ter sucesso como ele.
  16. Iinnovate: Podcasts sobre negócios de estudantes da universidade de Standford.
  17. How to Change the World: Dá dicas para ser um agente da mudança.
  18. BrandSoul: Fala sobre a alma dos negócios para dar inspiração e inovação aos seus leitores.
  19. Digital Roam: Pensamento visual.

sábado, 6 de setembro de 2008

Paul Graham, seus textos e Y Combinator

Para finalizar a série de post sobre Paul Graham, seus textos e o Y Combinator, venho com este post para resumir e juntar as postagens em uma só. Se você ainda não leu algum dos posts, dê uma olhada. Você pode ter uma brilhante idéia!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Como ter um startup de sucesso, por Paul Graham

Ainda falando de Paul Graham, o vídeo dessa semana é dele fazendo uma palestra no Startup School 2008, que aconteceu no campus da universidade de Standford. Nesse vídeo, o investidor fala sobre geração de idéias e como ter uma startup de sucesso nos dias de hoje. Vale a pena dar uma conferida.



Voltar para o índice

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

30 idéias para você desenvolver, segundo Y Combinator

Continuando os nossos post sobre Paul Graham, seus textos e o Y Combinator, venho neste post falar um pouco sobre um artigo publicado recentemente sobre as idéias nas quais o Paul e sua turma gostaria de investir. Você encontra o texto aqui! Vale a pena!


Nesse artigo, Paul lista nada mais nada menos do que 30 idéias que eles julgam como sendo o futuro da empresa. Dentre elas, podemos encontrar coisas que você nunca pensaria em fazer, como, por exemplo, um portal de relacionamentos (número 8). Já existem vários desses, mas Paul acha que nenhum é bem feito o suficiente para impedir o surgimento um competidor de peso.

Dentre as mais interessantes, por outro lado, estão problemas comuns para qualquer pessoa que ainda não foram resolvidos, seguindo a linha citada aqui no blog. Posso destacar, por exemplo, online learning (número 13) e WebOS (sistema operacional na web, número 18). Mas, sem dúvidas, o que mais me chamou atenção foi o problema da super lotação das caixas de e-mail (número 28). Um problema sem solução que pode ser resolvido por uma idéia simples.

E tem gente que já discutiu essas idéias. Clique aqui ou aqui para conferir!

Enfim... Se você é empreendedor e está sem idéias para implementar, passa lá, escolhe uma, refine-a e manda ver. Afinal, uma dica de um grande e experiente investidor como esse não se pode desperdiçar.

Dica: Para começar, faça um brainstorming pessoal. Vamos escolher, por exemplo, o problema da super lotação das caixas de e-mail. Alguma idéia? Posta um comentário aqui para pensarmos juntos!

Voltar para o índice

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas

Entre os dias 22 e 26 de setembro será realizado o XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. O evento é promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, Anprotec, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, tendo como organizador local o Sergipe Parque Tecnológico, SergipeTec.

Durante o Seminário será montado o "IV Shopping das Incubadoras", para exposição dos produtos das empresas incubadas e graduadas e/ou das próprias incubadoras.

O objetivo do "shopping" é mostrar ao público do evento, que será formado por prefeitos, secretários municipais e estaduais de ciência e tecnologia, dirigentes de universidades, empresários, mídia e sociedade civil organizada, a contribuição das incubadoras de empresas à geração de inovação e à promoção do desenvolvimento socioeconômico do país.

As propostas devem ser encaminhadas, em formulário específico listado abaixo, para o e-mail katia@anprotec.org.br, até o dia 08 de setembro de 2008.

Mais Info:
O XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas oferecerá aos participantes minicursos, workshops, além de sessões plenárias, que discutirão variados temas sobre incubadoras de empresas e parques tecnológicos. Haverá também apresentação de artigos técnicos, reuniões de reitores, parlamentares, prefeitos, secretários estaduais e municipais de C&T, encontros internacionais de gestores de incubadoras de empresas e parques tecnológicos e visitas técnicas, entre outras ações.

Mais informações sobre a programação do seminário e a inscrição no IV Shopping das Incubadoras através do telefone (61) 3202.1555.

Através de: Porto Digital

--
Uma boa oportunidade para que está com uma startup incubada! Tente a submissão! Ainda dá tempo!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Tenha sua idéia já!

Paul Graham é um grande investidor e escreve bastante sobre inovação e geração de idéias, um dos temas principais deste blog. Pois bem. Um dos textos mais famosos do empreendedor, que foi já foi sugerido neste blog, é sobre a arte de se ter idéias simples que podem virar empreendimentos milionários.


O texto pode ser encontrado aqui e se inicia com o autor relatando que a pergunta que mais vem a tona em suas conversas com potenciais empresários é: "Paul, como faço para ter uma boa idéia para uma startup?". Ele completa dizendo que isso não é uma tarefa das mais difíceis. Veja como!

A grande idéia não é a idéia inicial:
Paul Graham fala que a maioria das startups com os quais ele teve experiência não se pareciam nem um pouco com o idéia inicial do negócio. A grande sacada é que no desenvolvimento desta idéia inicial, você termina encontrando o caminho para a grande idéia.

Não ligue tanto para as críticas:
Ele usa um ótimo exemplo para isso: "Se você disser: Vou construir uma um sistema planilha para web. Você receberá muitas críticas (as piores estão na sua cabeça). Você naturalmente escutará que vai competir com Microsoft, que não seria capaz de construir uma interface de bom nível etc." Você deve fazer uma outra simples pergunta: "Vamos fazer um sistema de planilhas na web e ver até onde andamos?"

Tenha bons sócios:
Como já discutido neste blog, você deve ter bons sócios. Para Paul Graham, você não consegue desenvolver uma startup sozinho. E é por isso que o Y Combinator não investe em startups com um único empreendedor.

Foco no Problema:
Você tem que focar no problema. Para Paul, uma grande idéia sempre está atacando um problema específico. Você deve começar sempre de um problema. Então, você pensa em soluções inovadoras para o problema. Essa foi uma receita para diversas startups de sucesso!

Agora... Pare, pense, tenha sua idéia e desenvolva! No final, você pode estar desenvolvendo uma outra coisa! Mas não se preocupe, segundo Paul Graham, você está no caminho certo!

Voltar para o índice


(crédito da imagem: http://flickr.com/photos/felixtito/)

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Y Combinator: Investimento para Idéias Inovadoras

Há pouco tempo encontrei na web uma grande e inovadora organização: Y Combinator. A empresa é, segundo eles próprios, um novo modelo de empresa de investimento, especializada em apostar em startups em fases iniciais. Eles ajudam as startups dar o passo mais desafiador de todo o processo: passar de uma mera idéia para se tornar uma empresa com um produto.

Eles investem basicamente em software e serviços web e preferem investir em empresários com bom background tecnológico. De acordo com o site, na hora de investir, eles olham: o quão esperto você é, sua idade e sua idéia. Eles não levam tanto em consideração o plano de negócio elaborado e bem caprichado.

À frente da organização, está Paul Graham. Ele é um grande empresário da tecnologia da informação que tem várias teorias sobre o assunto e várias experiências nessa área de atuação. Um de seus textos mais famosos é sobre as armadilhas do mundo corporativo quando se está tentando ter uma idéia. Vale a pena a leitura. Outros textos da empresa, podem ser encontrados aqui!

Bem... Mas, por enquanto, basta dar uma olhada no modelo de negócio e nos projetos inovadores que o Y Combinator está incentivando. Uma lista de Paul Graham, seu texto sobre novas idéias e outros detalhes interessantes sobre a organização são temas para os próximos posts. Aguardem!

Voltar para o índice

sábado, 30 de agosto de 2008

Novo formato da indústria fonográfica

É incontestável que o número de internautas que baixam música na internet aumenta cada vez mais. E a tendência é aumentar bastante. Toda essa pirataria tem tirado o sono dos grandes selos da música internacional e eles estão queimando neurônios para achar uma maneira efetiva de acabar com ela ou tirar proveito da situação.

Algumas soluções para esse problema já foram postas a prova. É o caso da banda Radiohead, que colocou as músicas do seu último álbum (In Rainbows) para download. Em troca, o internauta escolheria a quantia a pagar, inclusive nada! Mas, pelo visto, a tentativa não deu certo, uma vez que os internautas continuaram trocando músicas pelos seus softwares de p2p.

No meio de toda esta confusão, me deparei com uma solução, no mínimo, inovadora: Bandstocks! A proposta aposta no patrocínio dos fãs para financiar as bandas, com pagamento de parcelas no valor de 10 libras (aproximadamente 30 reais). Então, quando o valor acumulado chega num número pré-estabelecido pela banda (digamos 100 mil libras), o dinheiro é utilizado para gravação, distribuição e divulgação do álbum. Em troca, os fãs viram “sócios” da banda e dividem 30% dos lucros do álbum.

Essa tentativa mostra também que o problema de produção, divulgação e venda de música ainda não está resolvido no mercado mundial. Você tem alguma idéia para resolver este problema? Pense bem!

Através de: Terra

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Tom Keley e IDEO

Tom Keley, um dos líderes da IDEO, uma das empresas mais inovadoras do mundo, descreve as mudanças fundamentais no mundo da inovação, na importância da colaboração radical e do design-based thinking.

Tom Keley é autor de livros muito importantes para a inovação, como The Art of Innovation e Ten Faces of Innovation e é uma autoridade no tema Inovação. Esses livros valem cada linha lida. Assista o vídeo e entenda como eles fazem inovação.




INCUBANET E FINEP Realizam Seminário sobre Financiamento para Empresas Inovadoras

Evento é Preparo para Seed Forum que Acontecerá em Novembro


Será realizado, no dia 09/09 (terça-feira), no SEBRAE-PE, o "Seminário INCUBANET/FINEP de Apoio às Empresas Inovadoras". O objetivo do evento, organizado pela INCUBANET – Rede Pernambucana de Entidades Promotoras de Empreendedorismo Inovador - é apresentar ações promovidas pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos - voltadas para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas inovadoras. A INCUBANET congrega dez incubadoras de empresas de Pernambuco, além dos parques tecnológicos Porto Digital e Olinda Digital.

O seminário é um preparo para o Seed Fórum que a FINEP realizará, em parceria com a INCUBANET, no Recife em novembro, durante a Semana Global de Empreendedorismo, evento de fomento à iniciativa empreendedora que acontece simultaneamente em mais de 50 países. Entre temas que serão discorridos no evento estão o PAPPE – Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas; o PRIME – Programa Primeira Empresa Inovadora; o Programa Juro Zero; Propriedade Intelectual e Seed Forum. Entre os palestrantes estão Richard Afonso Corrêa; Lucas Euphrasio e Benedito Adeodato, da FINEP; Eiran Simis, gerente de incubação do C.E.S.A.R e vice-coordenador da INCUBANET e o jurista José Pinteiro Bisneto, do escritório Siqueira Castro Associados.

As inscrições (já abertas) para o Seminário INCUBANET/FINEP de Apoio às Empresas Inovadoras são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail seedforumrecife@gmail.com ou pelo telefone (81)3425-4792.

Programação:

Horário

Tema

Palestrante

09h – 09h45

PAPPE Subvenção

Richard Afonso Corrêa – Chefe substituto do Departamento de Projetos e Programas - FINEP

09h45 – 10h30

PRIME

Eiran Simis – Gerente de Incubação do C.E.S.A.R/Vice-Coordenador da INCUBANET

10h30h –11h15

SEED FORUM

Lucas Euphrasio – Analista do Departamento de Novos Negócios da FINEP

11h15– 12h

JURO ZERO

(a confirmar)

12h – 12h45

PROPRIEDADE INTELECTUAL

José Pinteiro – Siqueira Castro Advogados e Benedito Adeodato - FINEP


Serviço:
O que – Seminário INCUBANET/FINEP de Apoio às Empresas Inovadoras
Quando – 09/09/2008 (terça-feira)
Onde – Salas 11, 12 e 13 do SEBRAE/PE - Unidade de Negócios Região Metropolitana do Recife e Mata Norte - Rua Tabaiares, 360 Ilha do Retiro, Recife
Quanto custa – gratuito, mediante inscrições
Informações e Inscrições - seedforumrecife@gmail.com ou pelo telefone (81)3425-4792.

Para saber mais sobre a INCUBANET www.incubanet.org.br ; http://incubanet.blogspot.com ou mandando e-mail para info@incubanet.org.br