quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Cuidado: Pesquisa revela que 45% das lojas online fecham em um ano

Vale a pena ler as dicas para quem está interessado em abrir uma loja virtual. Uma coisa é certa: é preciso muito cuidado!

São Paulo - Segundo a camara-e.net, são criados 8 mil sites de vendas todos os anos, mas quase metade não sobrevive aos primeiros 12 meses.


Acesso a um número muito maior de clientes, possibilidade de venda 24 horas por dia, menores despesas que uma loja tradicional... São muitos os atrativos de um negócio online. Porém, ter sucesso no mundo digital não é tão simples assim. “Quarenta e cinco porcento das lojas virtuais fecham suas portas no primeiro ano de atividade”, afirma Gerson Rolim, diretor executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, a camara-e.net.

Segundo o executivo, cerca de 8 mil lojas online são criadas todos os anos, sendo que 3.600 delas não terminam os primeiros doze meses em atividade. Atualmente, há cerca de 16 mil varejistas online no Brasil. “Em muitos casos falta o planejamento básico”, destaca Sandra R. Tuchi, superintendente de marketing da Associação Comercial de São Paulo.

Na verdade, não basta ter uma página na web. “Para começar, se você não usar as ferramentas da internet, como links patrocinados, por exemplo, ninguém bate na sua porta”, destaca Rolim. “Além disso, é preciso ter um bom preço, pois na internet é muito fácil comparar valores, oferecer parcelamento e ter uma boa logística – cumprir prazos é fundamental”, completa.

Outro ponto importante apontado pelo executivo da camara-e.net para que um pequeno negócio online consiga sobreviver é buscar áreas pouco exploradas. “Quase 80% do faturamento do varejo online é gerado pelas 16 maiores lojas. Para um negócio sobreviver na disputa com esses gigantes, é preciso investir na segmentação, buscar um nicho”, explica.

Com objetivo de incentivar a adoção do comércio eletrônico por empresas de pequeno porte, a camara-e.net e Associação Comercial de São Paulo fecharam um acordo de colaboração na semana passada. A iniciativa resultará na realização de eventos conjuntos e no desenvolvimento de projetos como a criação de um selo de qualidade para lojas virtuais.


Por Daniel dos Santos, editor da PCWorld

1 comentários:

Gerson Rolim disse...

Temos que incentivar ao máximo as MPEs brasileiras a abraçarem esta enorme oportunidade de negócios materializada no e-commerce.

A camara-e.net, juntamente com os Correios, Sebrae e a ACSP estão fazendo a sua parte por
meio da capacitação das MPEs no Ciclo MPE.net (Ciclo de Seminários de Comércio Eletrônico).

Veja mais em:
- Blog da Economia Digital - http://gersonrolim.blogspot.com

e

- Blog do Mercosul Digital -
http://mercosuldigital.blogspot.com

Gerson Rolim
camara-e.net