sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Nem aí para crise!

Do IDG NOW!

Oportunidades crescem: Empresas elevam orçamentos de TI em 2009, aponta pesquisa do Now!Digital

São Paulo - De acordo com o estudo, 76% dos gestores de TI entrevistados afirmam que vão manter ou aumentar seus orçamentos no próximo ano.

Segundo pesquisa realizada pela Now!Digital Business com gestores de TI de grandes, médias e pequenas empresas, 76% dos entrevistados vai manter ou aumentar seus orçamentos em 2009, posição contrária a apontada por alguns institutos de análise de mercado. O estudo incluiu também as intenções de consumo dos usuários domésticos.

A maioria dos profissionais, de acordo com a pesquisa, acredita em um cenário econômico de estabilidade do câmbio e da inflação para o próximo ano. Quase metade dos entrevistados estima crescimento nos investimentos empresariais em 2009 e 60% esperam maiores gastos com atualização tecnológica.

Segurança é prioridade para 73% dos pesquisados. Virtualização (63%), ERP (59%) e Business Intelligence (57%) seguem logo atrás no ranking das tecnologias prioritárias para as empresas em 2009, segundo o estudo.

Continue lendo...

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Apresentação da Zappos

Tony Hsieh, CEO da Zappos apresenta a maneira diferente e inovadora de gerir a sua empresa. Além disso ele conta um pouco da história de como tudo aconteceu e fala sobre a cultura de sua empresa. A palestra é muito interessante e é uma aula de como ser inovador! Além de tudo isso, ele fala bastante sobre como entender o cliente e como lidar com a concorrência dando atenção especial aos consumidores. Vale a pena assistir!



Obrigado a João Henrique (http://filmesdatv.com | http://blog.dicasdeexcel.com) pela indicação do post de Fábio Seixas.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Solução: Monetização de Feeds

Quem acompanha o blog leu um post sobre a monetização de feeds. Resumidamente, o artigo tentava provocar os leitores a pensar em alguma solução para transformar os leitores de feeds em retorno financeiro para o blogger.

Essa semana me deparei com mais uma solução para o problema: Pheedo. A solução se assemelha bastante com o AdSense para feeds. Porém, dá mais formatos de publicidade e traz consigo uma ferramenta para que o blogger possa monitorar o uso de seus feeds: cliques, posts mais lidos, etc.

Mas o que mais me chamou atenção na descrição é a frase que eles colocam em sua página: "(...) we routinely deliver triple digit revenue growth for leading publishers". Em tradução livre: "Nós rotineiramente disponibilizamos rendimento com três dígitos de aumento para os maiores produtores de conteúdo". E esse é o foco deles: aumentar o retorno sobre os feeds dos grandes produtores de conteúdo.

Está aí... uma solução interessante, com um foco bem definido e que aparentemente está trazendo bom retorno financeiro. Mas e para os pequenos bloggers? E se existisse uma solução que rendesse pouco com cada usuário, mas que tivesse 1 milhão de usuários?

Microsoft Brasil lança programa de incentivo a PMES de base tecnológica

A Microsoft Brasil anunciou nesta terça-feira, 18, durante a Semana Global do Empreendedorismo (leia mais), o lançamento do Programa Microsoft SOL. Criado para favorecer o desenvolvimento das micro e pequenas empresas de base tecnológica, ele oferece às companhias participantes uma ampla gama de benefícios estratégicos, de mentoring e capacitação em estratégia de negócios até o acesso a um pacote completo de softwares por um valor simbólico.

Resultado de um investimento da ordem de R$ 2,5 milhões, o Programa Microsoft SOL terá duração de três anos. Já neste primeiro ano, a meta é apoiar mais de 500 empresas, sendo que três delas serão selecionadas para apresentarem seus planos de negócios na sede da Microsoft Corporation, em Redmond, nos Estados Unidos.

Para participar, as empresas devem ter:
  • Até três anos de existência;
  • Faturamento anual igual ou inferior a R$ 1,2 milhão anuais;
  • Atuar com tecnologia.
Sua inscrição será avalizada por um parceiro validador, entre os quais está a SOFTEX. Estima-se que no Brasil existam cerca de 8 mil empresas de base tecnológica com esse perfil.

As companhias que atendam às premissas estabelecidas pelo Programa Microsoft SOL têm até o dia 20 de fevereiro de 2009 para inscrever-se pelo site http://www.microsoftsol.com.br.

Fonte: Softex

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Finalistas do Prêmio Shell | IniciativaJovem de Empreendedorismo Sustentável

Como prometido no post sobre o Prêmio Shell | IniciativaJovem de Empreendedorismo Sustentável, estou divulgando aqui no EmpreenderTI os finalistas do concurso. Os finalistas têm o foco no desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis.

Os finalistas da categoria Empreendimento Sustentável são:


Baluarte – Agência de Projetos Culturais (www.baluarteagencia.com.br)

Trabalha pela dinamização do mercado da produção cultural de forma profissionalizada, realizando projetos de valor cultural e relevância artística, contribuindo para a potencialização da Economia Criativa no Brasil.



Biruta - Mídias Mirabolantes (www.biruta.net)

Agência de mídia exterior especializada em projetos especiais e mídias inovadoras. Identifica oportunidades e desenvolve idéias e ações específicas e personalizadas para cada cliente.



Coco Legal (www.cocolegal.com.br)

A Coco Legal é uma empresa ambientalmente responsável que consiste em beneficiar, comercializar e distribuir água de coco 100% natural para pessoas físicas, restaurantes, buffets, bistrôs e hotéis na cidade do Rio de Janeiro.



Fotomídia (www.fotomidiaeventos.com.br)

Empresa voltada para o mercado de eventos, publicidade, promoção e marketing. Desenvolve soluções em mídia instantânea, utilizando características da fotografia e comunicação visual.



Intarget (www.intargetconsultoria.com.br)

A Intarget Consultoria é a primeira empresa de inovação em marketing de relacionamento e gestão empresarial, focada no segmento de atividades físicas e desportivas.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Oportunidade: Feeds pela metade!

Muitos blogs insistem em uma prática que não agrada nem um pouco os leitores: cortar os textos dos feeds pela metade! Depois de escutar um colega de trabalho dizer que não agüenta feeds pela metade e ler um post do bem conceituado ReadWriteWeb, resolvi postar sobre o assunto.

Sob a alegação de que os feeds parciais irão aguçar a curiosidade dos leitores que irão, então, acessar o blog e trazer mais faturamento, alguns dos grandes pro-bloggers ainda insistem nesta prática. Mas este anseio, na maioria das vezes, não é concretizado. Eu, por exemplo, só entro em uma “notícia parcial” se seu título for extremamente chamativo (e bote extremamente nisso) . Caso contrário, simplesmente passo para próximo feed. E isso acontece com muita gente!

Por outro lado, é fato também que feeds são um “vilão” no faturamento dos blogueiros. Existe a iniciativa do AdSense para feeds, mas que não traz tanta rentabilidade assim (na maioria dos casos). Então, nasce aí mais uma oportunidade para os empreendedores de plantão: como fazer com que leitores de feeds sejam convertidos em dinheiro para seu blog? Alguma idéia?
Crédito da charge: Noise to Signal

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Prêmio Shell | IniciativaJovem de Empreendedorismo Sustentável

Vai acontecer no dia 18 de novembro, no Rio de Janeiro, o Prêmio Shell | IniciativaJovem de Empreendedorismo Sustentável. O prêmio tem por objetivo principal incentivar a cultura do empreendedorismo jovem no Brasil, através de uma chancela que identifica e premia as melhores idéias e os melhores empreendimentos sustentáveis idealizados por jovens que fazem parte da Rede de Empreendimentos Sustentáveis do IniciativaJovem.

O diferencial e a importância do evento se dão pelo caráter social da iniciativa. Então, serão premiadas as idéias que contribuem para o desenvolvimento social da região no qual estão inseridos.

O evento faz parte da semana global do empreendedorismo e será aberto ao público. Os interessados em participar do Prêmio Shell | IniciativaJovem de Empreendedorismo Sustentável poderão se inscrever através do e-mail: jovenal@iniciativajovem.org.br, a partir do dia 07 de novembro.

O IniciativaJovem

O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens de 18 a 30 anos desenvolvam seus próprios negócios. Foi lançado em outubro de 2001, no Rio de Janeiro, adaptado do programa LiveWire, desenvolvido pelo Grupo Shell e presente em mais de 25 países. No Brasil, o Programa IniciativaJovem foi desenvolvido e é operado pela Dialog e possui como objetivos principais: inserção social do jovem com perfil empreendedor, geração de trabalho e renda e irradiação da cultura do empreendedorismo sustentável.

Serviço

Prêmio Shell | IniciativaJovem de Empreendedorismo Sustentável
Horário: A partir das 16h
Local: Espaço Franklin (Avenida Passos, nº 36, Centro, Rio de Janeiro)
Inscrições para o Prêmio através do e-mail: jovenal@iniciativajovem.org.br

Um agradecimento a Thiago Henrique da Agência Videira, que disponibilizou as informações. O EmpreenderTI está acompanhando o evento e ainda esta semana ficaremos sabendo dos finalistas. As idéias serão divulgadas aqui! Fiquem de olho nas novidades.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Tipos de Investimentos de Risco

Como vocês já devem ter notado tenho falado bastante sobre investimentos de risco e assuntos relacionados. Isso porque sempre vejo notícias relacionadas com esse tema e acho essencial que empreendedores tenham a noção do que isso se trata.

Um tópico muito importante para qualquer pessoa que queira entrar nesse mundo, está relacionado com os tipos de investimentos de risco que podem existir no mercado. É muito comum encontrar em sites como TechCrunch, por exemplo, notícias falando que a empresa X conseguiu um investimento de risco de Series A, Series B ou Series C e Investimento Anjo.

Esse post vem para esclarecer o que diabos significam cada tipo de investimento desses.

Investimento Anjo - Também chamado de "Seed Funding" ou "Capital Semente". É o primeiro dinheiro de um startup advindo de pessoas físicas, chamados de "anjos". Neste ponto, os engenheiros estão escrevendo código e tentando construir um produto que podem ser bem vistos por VCs (venture capitalists).

Series A - A primeira rodada de investimentos. O dinheiro levantado é usado para desenvolver e terminar o produto de determinada startup.

Series B - Normalmente é utilizado para construir o Negócio. Para isso, o time de Vendas e Marketing entra em ação. Nesse momento, a startup passa a ser um negócio, deixando apenas de ser relacionado com determinado produto.

Series C - A rodada final do levantamento de capital. A essa altura do campeonato, a empresa já possui um produto posicionado no mercado. O próximo passo é crescer e expandir, o que inclui aumentar os times de vendas e marketing e se espalhar geograficamente. Resumindo, é o dinheiro para criar uma grande empresa.

Via: Linux.com

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

5 Mitos sobre Investidores Anjos

Hoje li um post muito interessante sobre investidores anjos. O empreendedor Daniel Heise, em seu ótimo blog, apresenta e comenta o texto de um professor de empreendedorismo, o americano Scott Shane, que publicou um artigo no The Wall Street Journal.

O texto é muito interessante e esclarece os 5 mitos sobre investidores anjos.
Mito 1: Investidores anjos são iguais a VCs (Venture Capitalists)
Mito 2: A maior parte dos investidores anjo investe como grupos organizados.
Mito 3: Investidores anjo são investidores ricos e astutos.
Mito 4: Anjos investem frequentemente $50mil ou $100mil em negócios, as vezes vão até $500mil ou $1 milhão.
Mito 5: Muitas pessoas investem em negócios de pessoas que elas mal conheciam antes.
Discordando um pouco com Daniel, acho a pesquisa válida. É importante para se saber com que tipo de investidor estamos nos metendo quando estamos procurando investidores anjos. Devemos saber, por exemplo, o que eles estão esperando dos empreendimentos. E assim podemos canalizar nossas energias na direção certa.

Leia o texto completo aqui e veja os comentários do empreendedor. Interessante!