quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Capital de Risco para projetos open source

Por indicação de um amigo, João Mendonça, li um texto muito interessante sobre a captação de capital de risco para projetos open source. O artigo é do Linux.com e dá dicas e estratégias para se conseguir este tipo de financiamento, levando em consideração as peculiaridades de projetos open source.

Tenha um plano de negócio sólido e corra atrás
Como dito bastante por este blog, a persistência é uma das armas de um grande empreendedor. Além disso, um plano de negócio bem feito é uma porta para o capital de risco. Para projetos open source não é diferente. Pense num modelo de negócio consistente e prove 'por a + b' que a alta rentabilidade é inevitável e os investidores não se importarão com as palavras 'open source'. Lembre-se: No final, alguém tem que pagar pelo serviço prestado ou o projeto não terá nenhum valor real.

Procure a combinação perfeita
Provavelmente você terá reuniões com 15 ou 20 investidores de risco. E muitos deles irão falar: "Essa não é uma área que queremos investir. Não combinamos com o projeto". Isso acontecerá bastante e você deverá procurar um investidor que acredita realmente na sua idéia. Segundo Graham Miller, CEO do Marketcetera, que já conseguiu US$ 4 milhões para sua empresa, o processo não deve está somente focado em conseguir dinheiro. Em projetos open source, deve-se procurar também a combinação perfeita para o seu negócio.

Tenha uma comunidade
Alguns empreendedores alertam que, se você não tem uma comunidade por trás do seu negócio, a tarefa de convencer um investidor de risco é bem mais árdua. Então, procure se estabelecer um pouco no mercado. Procure ter um número de usuários considerável antes de partir para a fase de capital de risco.

Ótimo time
Já foi falado aqui no blog diversas vezes (aqui e aqui): para se conseguir sucesso, deve-se ter um time completo. Aqui também não é diferente. Um time com profissionais experientes e com ótimos conhecimentos técnicos diminui os riscos do investidor. Isso é o que eles querem! Menos risco!
Com relação à apresentação, deve-se ter um profissional que entende a mente dos investidores. Deve-se levar em consideração, por exemplo, as dicas dadas por Guy Kawasaki (veja aqui). Não se concentre em bits e bytes. Foque o plano de negócio e como vocês pretendem fazer dinheiro!

Compartilhe
Converse sobre sua idéia. Tente convencer seus familiares de que sua idéia é boa. Fale, fale e fale. Assim você receberá feedbacks de conhecidos que podem ser valiosos no processo de captação de capital de risco. Compartilhe sua idéia.

Essas foram as dicas de alguns empreendedores. Vale a pena ler o texto completo aqui. Leia e reflita!

0 comentários: