quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Capital de Risco para projetos open source

Por indicação de um amigo, João Mendonça, li um texto muito interessante sobre a captação de capital de risco para projetos open source. O artigo é do Linux.com e dá dicas e estratégias para se conseguir este tipo de financiamento, levando em consideração as peculiaridades de projetos open source.

Tenha um plano de negócio sólido e corra atrás
Como dito bastante por este blog, a persistência é uma das armas de um grande empreendedor. Além disso, um plano de negócio bem feito é uma porta para o capital de risco. Para projetos open source não é diferente. Pense num modelo de negócio consistente e prove 'por a + b' que a alta rentabilidade é inevitável e os investidores não se importarão com as palavras 'open source'. Lembre-se: No final, alguém tem que pagar pelo serviço prestado ou o projeto não terá nenhum valor real.

Procure a combinação perfeita
Provavelmente você terá reuniões com 15 ou 20 investidores de risco. E muitos deles irão falar: "Essa não é uma área que queremos investir. Não combinamos com o projeto". Isso acontecerá bastante e você deverá procurar um investidor que acredita realmente na sua idéia. Segundo Graham Miller, CEO do Marketcetera, que já conseguiu US$ 4 milhões para sua empresa, o processo não deve está somente focado em conseguir dinheiro. Em projetos open source, deve-se procurar também a combinação perfeita para o seu negócio.

Tenha uma comunidade
Alguns empreendedores alertam que, se você não tem uma comunidade por trás do seu negócio, a tarefa de convencer um investidor de risco é bem mais árdua. Então, procure se estabelecer um pouco no mercado. Procure ter um número de usuários considerável antes de partir para a fase de capital de risco.

Ótimo time
Já foi falado aqui no blog diversas vezes (aqui e aqui): para se conseguir sucesso, deve-se ter um time completo. Aqui também não é diferente. Um time com profissionais experientes e com ótimos conhecimentos técnicos diminui os riscos do investidor. Isso é o que eles querem! Menos risco!
Com relação à apresentação, deve-se ter um profissional que entende a mente dos investidores. Deve-se levar em consideração, por exemplo, as dicas dadas por Guy Kawasaki (veja aqui). Não se concentre em bits e bytes. Foque o plano de negócio e como vocês pretendem fazer dinheiro!

Compartilhe
Converse sobre sua idéia. Tente convencer seus familiares de que sua idéia é boa. Fale, fale e fale. Assim você receberá feedbacks de conhecidos que podem ser valiosos no processo de captação de capital de risco. Compartilhe sua idéia.

Essas foram as dicas de alguns empreendedores. Vale a pena ler o texto completo aqui. Leia e reflita!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Semana Global de Empreendedorismo

A rede de incubadoras de empresas e parques tecnológicos INCUBANET já está com programação definida para a Semana Global de Empreendedorismo, evento mundial de estímulo à ação empreendedora, idealizado pelo instituto Endeavor, que acontece entre os dias 17 e 21 de novembro.

A Semana Global de Empreendedorismo é um movimento que acontece concomitantemente em 54 países, tendo como foco principal a ação empreendedora. Surgido na Inglaterra, onde já agrega nove mil empresas e quinhentas mil pessoas, se alastrou para os Estados Unidos, onde estão envolvidas duas mil instituições e 480 mil pessoas e este ano chega ao Brasil, com perspectiva de envolver meio milhão de pessoas e duas mil entidades. O objetivo é mobilizar, conectar e inspirar o maior número de pessoas possível para a atitude empreendedora.

A INCUBANET, Rede Pernambucana de Entidades Promotoras de Empreendedorismo Inovador, que congrega dez incubadoras de empresas e dois parques tecnológicos em Pernambuco, já trabalha a questão do empreendedorismo em seu dia-a-dia e, portanto, é a principal organização a desenvolver eventos para a Semana Global de Empreendedorismo no estado.

As atividades consistem em palestras, workshops e talk show, que acontecerão no Centro de Educação do SEBRAE-PE, instituição parceira da INCUBANET no desenvolvimento dessas ações. Durante a realização das atividades, também haverá um "Balcão de Incubadoras" aos participantes que quiserem mais informações sobre o funcionamento dessas instituições. Durante a Semana Global a INCUBANET também levará palestras acerca do tema "Empreendedorismo e Incubação de Empresas" a instituições de ensino superior. No último dia de atividades (21/11) as incubadoras de empresas associadas à INCUBANET farão um "Open Day" para que as pessoas possam conhecer "in loco" o funcionamento de empresas incubadas. Também neste dia a Financiadora de Projetos FINEP realizará o Seed Fórum, voltado para empresas pré-selecionadas que apresentarão planos de negócios a investidores.

Para mais informações sobre os eventos da Incubanet durante a Semana Global, bem como sobre inscrições, basta enviar um e-mail para info@incubanet.org.br ou telefonar para (81) 3425-4731.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Vídeo: Palestra sobre o livro Founders at Work

Pesquisando um pouco sobre os livros do post passado, encontrei uma palestra da autora do livro Founders at Work, Jessica Livingston. Na palestra ela fala de curiosidades no processo de produção do livro e das falas mais interessantes do fundadores de grande negócios.

Vale a pena:


terça-feira, 21 de outubro de 2008

Qual sua próxima leitura?

O livro que acabei de ler não está diretamente relacionado à área de empreendedorismo, mas é uma leitura indispensável para qualquer pessoa que deseja administrar seu dinheiro de maneira eficiente. O nome é Investimentos Inteligentes (link) e o autor é Gustavo Cerbasi. Vale a pena leitura.


Com a finalização de mais este excelente livro, decidi (atrasado) ir à busca da próxima leitura. Para isso, consultei blogs e conversei com conhecidos procurando um livro que inspirasse novas idéias e o surgimento de startups. Hoje, estou com uma lista de quatro livros que desejo ler. Segue:

Founders at Work: (link)

Este livro parece ser interessantíssimo. Foi escrito por Jessica Livingston, sócia de Paul Graham, bastante citado por este blog. Fala da história de fundadores de startups (por suas próprias palavras) que hoje são negócios grandiosos. Tem gente que já comentou o livro: clique aqui ou aqui para conferir.




Hackers and Painters (link)

Este livro é escrito pelo próprio Paul Graham e o autor tenta mostrar que o desenvolvimento de software se assemelha mais à arte do que propriamente a engenharia. Foi indicado por dois amigos e li um pouco mais a respeito aqui. Parece ser muito bom.




The Art of Innovation (link)

O livro parece ser interessante e é escrito por Tom Kelley, líder e co-fundador da IDEO, uma das empresas reconhecidamente mais inovadoras do mundo. O livro fala sobre como se fazer inovação dentro de empresas para que a inovação se torne um diferencial competitivo no mercado na qual a empresa está inserida. Leia mais aqui.


Você teria algum para indicar?

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Os 10 produtos mais inovadores de 2008, segundo Popular Mechanics

Encontrei hoje no IDG NOW! uma lista com os 10 produtos mais inovadores de 2008, segundo a Popular Mechanics. Vale a pena dar uma conferida. Dentre eles, o que me chamou mais atenção foi esse:

O sanitário hight tech da Caroma consegue reciclar até 70% de água com um sistema simples de reutilização do líquido da pia para a descarga.
Existem também outros interessantes que utilizam a tecnologia da informação. O Microsoft Photosynth é um deles, que você pode conferir em detalhes aqui.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dia do Empreendedor - de Idéias a Negócios

Dia 24 de Outubro, o Centro Integrado de Tecnologia da Informação - CITi, realiza o "Dia do Empreendedor - de Idéias a Negócios". O evento acontece no auditório do Centro de Informática da UFPE (CIn-UFPE) e contará com palestras interessantíssimas sobre economia, tecnologia e empreendedorismo.

De antemão, agradeço o convite feito pelos membros do CITi e confirmo minha presença no evento. Infelizmente, devido a outros compromissos, só assistirei das palestras da tarde. Segue abaixo o material de divulgação.

Um dos palestrantes, por exemplo, é José Carlos Cavalcanti, que possui um blog muito bom e que vai falar sobre economia.



quarta-feira, 8 de outubro de 2008

YouTube Click-to-buy


Todos já sabem que a propaganda (AdSense) é de onde o Google tira a maior parte do seu dinheiro. É conhecido também que a empresa está louca atrás de novas formas de monetizar seus produtos e ferramentas.

Recentemente, por exemplo, o Google divulgou a sua mais nova investida nesse sentido. No site oficial do YouTube, a corporação anunciou a mais nova tentativa de aumentar a rentabilidade do site : o botão de compra de música, vídeo e games.

Como a figura abaixo mostra, abaixo dos vídeos estará presente, a partir de agora, um botão que conecta o usuário diretamente com portais de compra de conteúdos digitais. Por enquanto, só estão atuando com Amazon e com iTunes. Mas a tendência é aumentar a abrangência para produtores de filmes, televisão e agências de publicidade.

Enquanto assistem a vídeos, os usuários poderão comprar músicas, vídeos e games associados ao vídeo em execução. Simples assim! Neste link, você pode ver um exemplo em ação.

Pronto... Esta nova investida aumenta consideravelmente o valor do YouTube que passará a fazer muito mais dinheiro de hoje em diante.

Adsense para Games
E na mesma linha, o Google lança também o AdSense para Games. Dessa forma, os desenvolvedores irão poder ganhar dinheiro produzindo games on-line. Utilizando a mesma lógica do Adsense para sites e blogs convencionais, essa pode ser mais uma febre na Web que renderá milhões de dólares ao Google. Veja o vídeo abaixo e entenda como esse tipo de propaganda está sendo inserida nos games.

Leia mais:
YouTube: Click-to-buy buttons
Adsense para Games

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Porto Digital entre os quatro melhores do mundo

Hoje encontrei uma ótima matéria falando sobre o Porto Digital. O texto pode ser econtrado aqui e concentra uma série de benefícios que um dos Parques Tecnológicos mais importantes do Brasil, que foi criado em Julho de 2000 na capital Pernambucana.

Em 2007, foi considerado como o Melhor Parque Tecnológico/ Habitat de Inovação do Brasil pela a Anprotec. E, em 2005, a AT Kearney o elegeu como o maior parque tecnológico do País em número de empresas e faturamento.

Tudo isso favorece a integração entre academia, mercado e governo, aumentando o poder de inovação da região e favorecendo consideravelmente o surgimento de novas empresas e da atmosfera empreendedora.

A matéria é muito interessante e explica como funciona o pólo de TI concentrada na Ilha do Recife Antigo. Muito interessante! Vale a pena a leitura!

Porto Digital já está entre os quatro melhores do mundo
Ediane Tiago escreve para o Valor Econômico

A articulação entre academia, governo e iniciativa privada marcou a criação do Porto Digital em Recife. Em uma área de 100 hectares, cabeados com 8 quilômetros de fibra ótica, o parque tecnológico abriga atualmente 117 empresas e 2 incubadoras. Juntas elas são responsáveis pela geração de 4 mil empregos e contribuem com 3,6 % do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Pernambuco, o que significa receita anual média na casa dos R$ 800 milhões.

De quebra, o projeto, que obteve investimento inicial de R$ 33 milhões, revitalizou o histórico bairro do Recife e criou um ambiente propício ao desenvolvimento de softwares e à riqueza intelectual.

continuar lendo...

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Capital de Risco - O Plano de Negócios

Depois de ter entendido o que é o capital de risco e quem são potenciais investidores para sua idéia, o segundo post da série tenta explicar quais as principais atitudes que devem ser tomadas por um empreendedor para conseguir um investimento deste tipo.


A primeira atitude é escrever um PLANO DE NEGÓCIO para sua idéia. Se você ainda não tem, corra! Faça um plano limpo, claro e objetivo. E para auxiliar nessa etapa, existem vários links disponíveis. No próprio site do Venture Capital da FINEP, que já foi citado no post passado, você encontra algumas leituras interessantes.

O RS4E também disponibiliza em seu site dicas indispensáveis e dá até um modelo, que você pode fazer o download. Mas vou adiantando os principais elementos de um plano de negócio bem elaborado:
Sumário executivo
O Produto
Os Clientes
O Mercado
O Plano de Ações
A Equipe de Gestão
A Análise Financeira
O Financiamento

Se você quiser mais detalhes sobre esses elementos, dá uma olhadinha nos links listados acima. Mas o modelo citado explica isso de forma sucinta e objetiva.

Pronto! Você já pode começar a desenvolver o seu plano de negócio. Dessa forma, fica mais fácil de conseguir investimentos. E ainda ajuda a desenvolver e detalhar a sua idéia. Vá em frente! Próximo post será sobre como proceder, uma vez que você tem um plano de negócio.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

FCAP realiza 18ª Semana do Pequeno Empreendedor

Entre os próximos dias 7 e 10 de Outubro, a Faculdade de Ciências da Administração da UPE (FCAP/UPE) realiza a “18ª Semana do Pequeno Empreendedor”, cujo tema será “Empreendedorismo: Criatividade e inovação”.


O evento é realizado há 18 anos com apoio do Sebrae/PE e tem como objetivo dar espaço aos alunos, ex-alunos, micros e pequenos empresários, assim como aqueles que queiram montar seu próprio negócio, sobre as oportunidades e riscos do mercado.

A abertura da 18ª Semana, que acontece no dia 07/10, contará com a presença do Reitor da UPE, Prof. Carlos Calado, do Diretor e Vice da FCAP/UPE, Osvaldo Cabral de Mello Neto e Arandi Campelo, respectivamente, além do Secretário de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, Aristides Monteiro Neto e do Diretor Superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra.

A feira acontece no estacionamento da faculdade e conta com 60 estandes dos mais variados ramos de atividades, sendo aberta aos alunos, ex-alunos da escola e de outras instituições de ensino, profissionais da Administração e cursos afins.

A visitação chega a duas mil pessoas por noite, quando além da visitação aos estandes, acontecem palestras no auditório Clélio Lemos com capacidade para 400 lugares.

A FCAP/UPE fica na Av. Sport Clube do Recife, 252 – Madalena – Telefone: (81) 3181-8604.

Por Arnaud Mattoso – Assessor de Imprensa da FCAP/UPE.