terça-feira, 2 de setembro de 2008

Tenha sua idéia já!

Paul Graham é um grande investidor e escreve bastante sobre inovação e geração de idéias, um dos temas principais deste blog. Pois bem. Um dos textos mais famosos do empreendedor, que foi já foi sugerido neste blog, é sobre a arte de se ter idéias simples que podem virar empreendimentos milionários.


O texto pode ser encontrado aqui e se inicia com o autor relatando que a pergunta que mais vem a tona em suas conversas com potenciais empresários é: "Paul, como faço para ter uma boa idéia para uma startup?". Ele completa dizendo que isso não é uma tarefa das mais difíceis. Veja como!

A grande idéia não é a idéia inicial:
Paul Graham fala que a maioria das startups com os quais ele teve experiência não se pareciam nem um pouco com o idéia inicial do negócio. A grande sacada é que no desenvolvimento desta idéia inicial, você termina encontrando o caminho para a grande idéia.

Não ligue tanto para as críticas:
Ele usa um ótimo exemplo para isso: "Se você disser: Vou construir uma um sistema planilha para web. Você receberá muitas críticas (as piores estão na sua cabeça). Você naturalmente escutará que vai competir com Microsoft, que não seria capaz de construir uma interface de bom nível etc." Você deve fazer uma outra simples pergunta: "Vamos fazer um sistema de planilhas na web e ver até onde andamos?"

Tenha bons sócios:
Como já discutido neste blog, você deve ter bons sócios. Para Paul Graham, você não consegue desenvolver uma startup sozinho. E é por isso que o Y Combinator não investe em startups com um único empreendedor.

Foco no Problema:
Você tem que focar no problema. Para Paul, uma grande idéia sempre está atacando um problema específico. Você deve começar sempre de um problema. Então, você pensa em soluções inovadoras para o problema. Essa foi uma receita para diversas startups de sucesso!

Agora... Pare, pense, tenha sua idéia e desenvolva! No final, você pode estar desenvolvendo uma outra coisa! Mas não se preocupe, segundo Paul Graham, você está no caminho certo!

Voltar para o índice


(crédito da imagem: http://flickr.com/photos/felixtito/)

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Andre,

um texto bem legal fala sobre como ser criativo esta disponivel em:
http://www.changethis.com/6.HowToBeCreative

Vale a pena dar uma olhada.
Abracos,
Joao

Anônimo disse...

Muito obrigado, João.

Com certeza lerei o que você indicou.

Volte sempre!

Unknown disse...

ótimo texto, principalmente quanto as críticas. Muitas vezes a pessoas deixam de executar boas idéias por causa dessas críticas.