sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Capital de Risco - Introdução


A gente está sempre lendo aqui e acolá sobre capital de risco. Inclusive já falei sobre o assunto aqui no blog várias vezes (aqui, aqui, aqui). Falei de algumas empresas que ganharam investimento de capital de risco e coisas parecidas. Pois bem! Como o EmpreenderTI.com é voltado totalmente para empreendedores, achei que seria bom esclarecer o que é o capital de risco para quem está entrando na área agora. É bom que colocamos os pingos nos i’s e fechamos algumas lacunas no conhecimento.

Para isso, esse post é o primeiro de uma série que vai falar desde a definição do tema até como conseguir um investimento deste tipo. Vou tentar acompanhar o modelo que utilizei para a série sobre Paul Graham, seus textos e Y Combinator. E aí vai uma breve introdução.

Capital de Risco - Introdução

Segundo um artigo que pode ser encontrado no Portal Capital de Risco, da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), os mercados de Capital de Risco (ou Venture Capital) fazem com que recursos financeiros de longo prazo sejam utilizados para financiar novos produtos, tecnologias e startups. Então, se algum parente seu investe no desenvolvimento de sua idéia, ele é um investidor de risco (ou venture capitalist). E a maneira mais fácil e comum de se conseguir este tipo de investimento é com familiares e amigos.

Mas existe muita gente que ganha dinheiro (e muito!) com isso. Existem empresas especializadas em investir em projetos e empresas inovadoras com o objetivo de obter lucros no período entre 2 e 10 anos. E o lucro pode ser milionário! O Google, por exemplo, começou com um investidor anjo, um grande amigo de Larry e Sergey.

Mas tudo isso, a troco de um grande risco! Afinal, grande parte das empresas que abrem fecham as portas rapidamente. No Brasil, por exemplo, cerca de 40% delas fecham antes de fazer o primeiro aniversário. Ou seja, todo o dinheiro investido é perdido. O investidor sabe o risco que está correndo.

É isso! Como uma breve introdução, basta. No próximo post falarei sobre a estrutura do mercado de capital de risco e seu funcionamento. Assim você saberá onde está entrando, se optar por este tipo de investimento. Falarei um pouco sobre incubação, capital semente (seed capital), etc.

Crédito da imagem: Daniel Starrason

0 comentários: