terça-feira, 5 de agosto de 2008

Apresentando sua idéia

Aproveitando o post sobre o livro “A Arte do Começo”, de Guy Kawasaki, e baseado em toda a explicação que é dada por ele no livro, venho com este post sobre dicas de como apresentar sua idéia a potenciais parceiros e clientes.

Explique-se no primeiro minuto
Lembre que você é somente mais uma das diversas apresentações que a platéia está assistindo, portanto seja breve e comece apresentando claramente sua proposta.

Conheça sua platéia
Estude seus ouvintes. Procure saber sobre a empresa que você está visitando. Entenda qual o foco da empresa. Entenda porque eles decidiram gastar 15 minutos de seus preciosos e caríssimos tempos para te escutar. Procure saber as iniciativas atuais da empresa em questão.

Regra do 10/20/30
Você deve falar em 10 slides, durante apenas 20 minutos e com letras de tamanho 30 nos slides. Não adianta colocar um turbilhão de informações nos slides. Apresente com gráficos, figuras, diagramas. Assim, eles prestarão atenção na sua apresentação.

Prepare-se
Estude a apresentação. Treine, treine, treine. Chegue cedo no local da apresentação. Prepare o ambiente. Leve backups, 2 notebooks, 1 CD, 1 Pendrive. Exagere... se der algo errado, a culpa é sua e não do projetor, computador, rede de internet, etc. Resumindo: prepare-se.

Deixe um só falar
Esse negócio de várias pessoas apresentando não dá certo. Vá lá, apresente sozinho. Pegue as informações técnicas, de negócios, de infra-estrutura, etc. Você está vendendo a idéia e deve entendê-la de cabo à rabo. Dividir apresentação demonstra insegurança.

Por enquanto é isso... Só um gostinho para vocês lerem o livro que é extremamente interessante. Arrisquem-se. Leiam. Eu recomendo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo post André.

Estas dicas são essenciais para uma apresentação, seja ela de negocios ou mesmo para um trabalho na faculdade.
Em relação ao "Prepare-se", com certeza devemos levar em conta a lei de murphy, mas 2 notebooks???...hehehe

Abraços

Anônimo disse...

É... dois notebooks pode parecer exagero. Foi uma sugestão do Guy Kawasaki.

Mas imagine que se sua apresentação falhar, você poderá perder milhões de dólares!!! Vale a pena prevenir, não é mesmo?

Daniel Heise disse...

O exercício para cumprir a regra do 10/20/30 é muito bom. No começo não é fácil, mas ajuda uma barbaridade.