sábado, 30 de agosto de 2008

Novo formato da indústria fonográfica

É incontestável que o número de internautas que baixam música na internet aumenta cada vez mais. E a tendência é aumentar bastante. Toda essa pirataria tem tirado o sono dos grandes selos da música internacional e eles estão queimando neurônios para achar uma maneira efetiva de acabar com ela ou tirar proveito da situação.

Algumas soluções para esse problema já foram postas a prova. É o caso da banda Radiohead, que colocou as músicas do seu último álbum (In Rainbows) para download. Em troca, o internauta escolheria a quantia a pagar, inclusive nada! Mas, pelo visto, a tentativa não deu certo, uma vez que os internautas continuaram trocando músicas pelos seus softwares de p2p.

No meio de toda esta confusão, me deparei com uma solução, no mínimo, inovadora: Bandstocks! A proposta aposta no patrocínio dos fãs para financiar as bandas, com pagamento de parcelas no valor de 10 libras (aproximadamente 30 reais). Então, quando o valor acumulado chega num número pré-estabelecido pela banda (digamos 100 mil libras), o dinheiro é utilizado para gravação, distribuição e divulgação do álbum. Em troca, os fãs viram “sócios” da banda e dividem 30% dos lucros do álbum.

Essa tentativa mostra também que o problema de produção, divulgação e venda de música ainda não está resolvido no mercado mundial. Você tem alguma idéia para resolver este problema? Pense bem!

Através de: Terra

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Tom Keley e IDEO

Tom Keley, um dos líderes da IDEO, uma das empresas mais inovadoras do mundo, descreve as mudanças fundamentais no mundo da inovação, na importância da colaboração radical e do design-based thinking.

Tom Keley é autor de livros muito importantes para a inovação, como The Art of Innovation e Ten Faces of Innovation e é uma autoridade no tema Inovação. Esses livros valem cada linha lida. Assista o vídeo e entenda como eles fazem inovação.




INCUBANET E FINEP Realizam Seminário sobre Financiamento para Empresas Inovadoras

Evento é Preparo para Seed Forum que Acontecerá em Novembro


Será realizado, no dia 09/09 (terça-feira), no SEBRAE-PE, o "Seminário INCUBANET/FINEP de Apoio às Empresas Inovadoras". O objetivo do evento, organizado pela INCUBANET – Rede Pernambucana de Entidades Promotoras de Empreendedorismo Inovador - é apresentar ações promovidas pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos - voltadas para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas inovadoras. A INCUBANET congrega dez incubadoras de empresas de Pernambuco, além dos parques tecnológicos Porto Digital e Olinda Digital.

O seminário é um preparo para o Seed Fórum que a FINEP realizará, em parceria com a INCUBANET, no Recife em novembro, durante a Semana Global de Empreendedorismo, evento de fomento à iniciativa empreendedora que acontece simultaneamente em mais de 50 países. Entre temas que serão discorridos no evento estão o PAPPE – Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas; o PRIME – Programa Primeira Empresa Inovadora; o Programa Juro Zero; Propriedade Intelectual e Seed Forum. Entre os palestrantes estão Richard Afonso Corrêa; Lucas Euphrasio e Benedito Adeodato, da FINEP; Eiran Simis, gerente de incubação do C.E.S.A.R e vice-coordenador da INCUBANET e o jurista José Pinteiro Bisneto, do escritório Siqueira Castro Associados.

As inscrições (já abertas) para o Seminário INCUBANET/FINEP de Apoio às Empresas Inovadoras são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail seedforumrecife@gmail.com ou pelo telefone (81)3425-4792.

Programação:

Horário

Tema

Palestrante

09h – 09h45

PAPPE Subvenção

Richard Afonso Corrêa – Chefe substituto do Departamento de Projetos e Programas - FINEP

09h45 – 10h30

PRIME

Eiran Simis – Gerente de Incubação do C.E.S.A.R/Vice-Coordenador da INCUBANET

10h30h –11h15

SEED FORUM

Lucas Euphrasio – Analista do Departamento de Novos Negócios da FINEP

11h15– 12h

JURO ZERO

(a confirmar)

12h – 12h45

PROPRIEDADE INTELECTUAL

José Pinteiro – Siqueira Castro Advogados e Benedito Adeodato - FINEP


Serviço:
O que – Seminário INCUBANET/FINEP de Apoio às Empresas Inovadoras
Quando – 09/09/2008 (terça-feira)
Onde – Salas 11, 12 e 13 do SEBRAE/PE - Unidade de Negócios Região Metropolitana do Recife e Mata Norte - Rua Tabaiares, 360 Ilha do Retiro, Recife
Quanto custa – gratuito, mediante inscrições
Informações e Inscrições - seedforumrecife@gmail.com ou pelo telefone (81)3425-4792.

Para saber mais sobre a INCUBANET www.incubanet.org.br ; http://incubanet.blogspot.com ou mandando e-mail para info@incubanet.org.br

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Semana Global de Empreendedorismo

Ainda está em tempo! Quem ainda não se inscreveu no site da Semana Global de Empreendedorismo, é chegada a hora! Não são só empresas que podem se inscrever, participantes e todos que estiverem interessados em saber que atividades acontecerão durante esse movimento que é o maior do mundo em termos de estímulo ao empreendedorismo, podem se cadastrar. Mais de 200 mil pessoas já estão inscritas no site. E assim pode-se saber o que as instituições participantes estão preparando, que eventos pré-Semana Global estão acontecendo e o que acontecerá durante a Semana Global. Não perca tempo! Cadastre seu nome agora! Basta entrar no site www.semanaglobal.org.br e seguir os passos. Simples e direto.

Sobre a Semana Global do Empreendedorismo:
Classificada como o maior movimento mundial de empreendedorismo, a Semana faz parte da campanha nacional Bota pra Fazer, que acontece durante o ano todo e tem como objetivo despertar a atitude empreendedora que existe em cada pessoa. Afinal, grandes invenções começaram de uma simples idéia.

Além de colocar em prática seus projetos, você e seus amigos têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. A Semana Global do Empreendedorismo atua como um MOVIMENTO que reúne diversas atividades relacionadas a empreendedorismo, idéias, criatividade, negócios, entre outros temas. Uma novidade que vai interligar pessoas de todos os Estados brasileiros.

Fonte: Incubanet

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Polêmica - Propaganda da Apple Banida na Inglaterra

Definitivamente, não foi um bom dia para a Apple. Famosa pelas campanhas publicitárias de ótima qualidade, a empresa, na tentativa de atrair mais consumidores para o iPhone (atual menina dos olhos), lançou hoje mais uma campanha que deu o que falar.

Essa propaganda, que pode ser vista no vídeo abaixo, foi banida por autoridades britânicas sob a alegação de que é uma propaganda enganosa. Isso porque o vídeo fala que o novo iPhone dá aos consumidores acesso à “toda a internet”. A ASA (Advertising Standard Authority) discordou da afirmação, pois o aparelho não suporta páginas em Flash e nem Java.

Isso causou o maior alvoroço e tem um bocado de gente falando sobre o assunto, e aparentemente, o bom senso não foi utilizado pelas autoridades. Bem... e se essa moda pega aqui no Brasil?

Leia mais aqui, aqui ou aqui.


terça-feira, 26 de agosto de 2008

Tagga: Faça sua própria campanha SMS

É fato que SMS é um dos meios de comunicações mais usados hoje em dia. Usar o celular para falar com amigos e colegas é de fato uma febre. Tem até gente pelo mundo mandando SMS enquanto dirige. Isso pode se tornar um grande problema. Isso não vem ao caso.


Pois bem. Com essa nova forma de se comunicar, muitas emissoras de televisão estão utilizando esta forma de comunicação para aumentar a interatividade dos telespectadores com os programas de televisão. Isso é muito bom. Inclusive, aqui no Brasil, tem muita gente fazendo isso, como a Band, que faz promoções de todos os tipos.

Mas o motivo do meu post, é uma das startups que me chamou atenção num desses dias. Durante as minhas andanças pelo TechCrunch, na minha opinião o melhor blog sobre novas empresas, encontrei o Tagga.

Tagga é uma startup que tem como principal objetivo fazer com que qualquer pessoa do globo possa fazer sua própria campanha de SMS. No maior estilo das emissoras de televisão: “Envie um SMS para 99999 com o texto TOP para receber as melhores postagens do EmpreenderTI”. É, eu poderia fazer uma campanha como essa! Seria interessante... Os usuários realmente conseguem mandar um conteúdo específico para as pessoas que mandassem o tal SMS.

E está dando certo. Segundo o próprio TechCrunch, o Tagga recebeu cerca de 1,9 trilhões de SMS no ano de 2007 e está procurando uma maneira efetiva de capitalizar todo este tráfego. Acho que não vai ser difícil. É esperar para ver.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Startups: Jott

Em mais uma de minhas andanças à procura de startups interessantes, me deparei com o Jott, num post do TechCrunch. Novamente, como dito várias vezes neste blog, esta startup vem com uma idéia simples, porém com um impacto impressionante na vida de seus usuários.

Muita gente (principalmente os com mais idade) possui dificuldades em redigir mensagens de SMS em seus celulares. Então, Jott vem com a tecnologia para resolver este problema. Com essa tecnologia as pessoas ligam para um determinado número, ditam a mensagem e essa mensagem é enviada como SMS para o destinatário. Muito interessante.

Claro que devemos considerar a dificuldade de se implementar tal solução, mas você pode encontrar aqui ou ali partes da solução que são free e até mesmo open, que possibilita o uso dos componentes gratuitamente no seu software.

sábado, 23 de agosto de 2008

Motivational Business Speaker (23/08)

Andy Cohen ao vivo no World Innovation Forum discutindo sua maneira peculiar de lidar com empresários de modo com que eles consigam aumentar a inovação em seus negócios e suas estratégias para atingir sucesso econômico. Muito interessante.


sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Comércio pela Internet em crescimento

Fonte: Terra
O comércio pela Internet gerou um faturamento de 3,8 bilhões de reais nos seis primeiros meses de 2008, cifra 45 por cento superior a igual período do ano passado.

O relatório WebShoppers, realizado pela e-bit com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, credita o bom desempenho do varejo eletrônico ao aumento do número de usuários conectados à Internet no Brasil e às facilidades encontradas nos meios de pagamento digital, segundo comunicado distribuído nesta terça-feira.

Veja a matéria completa aqui!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Startups da semana

Este post está aqui para mostrar as startups mais interessantes que esbarrei durante esta semana. Mas o principal objetivo do post, como a maioria deste blog, é mostrar que uma simples idéia pode se tornar em um grande negócio e que você deve estar sempre atento para não perder o timing.


Confiram abaixo... e vejam que qualquer um é capaz de ter idéias como essas!

Esta startup é um site de rede social focada em viagem. As pessoas podem comentar os lugares que conheceram, dar dicas, ler sobre os lugares, fazer amigos para conhecer nos lugares, etc.etc.etc. Simples e legal! TripSay.




Mloovi traduz RSS feeds para 24 línguas. Interessante. Com as olimpíadas chegando, muita gente vai usar isso aqui!!!



Quer saber quanto sua startup estará valendo em 10 anos? Responda um simples questionário e younoodle dará a resposta baseado num conjunto de parâmetros interessantes e utilizando um algoritmo extremamente sofisticado

.
Nos Estados Unidos, o Rofo está dando o que falar. esta startup vem com o objetivo de achar salas e escritórios baratinhos para as startups. Uma ótima solução para quem tem uma startup e está cansado da garagem! Idéia simples que resolve um dos principais obstáculos no início de qualquer empresa.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Seminário INFO de Redes Sociais

Começa dia 18 de Agosto, em São Paulo, o Seminário INFO sobre Redes Sociais. Com palestrantes extremamente conceituados no mundo de TI, o seminário promete e é uma ótima oportunidade para quem quer investir em Redes Sociais, que está em alta na Web.


Confira mais informações aqui.

Um muito obrigado a Davi Pires, blogger do Tarja Verde.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Oportunidade: Reforma de sites

“Dave Hermansen não tinha passarinho nem gaiola quando comprou o site bird-cage.com, uma loja online de gaiolas, por US$ 1,8 mil (equivalente hoje a R$ 2,8 mil), três anos atrás. O que ele viu foi um site "muito, muito mal feito", e implorou aos proprietários para comprá-lo. Depois, reformou o site, começou a veicular publicidade e atraiu muito mais tráfego. Em dezembro do ano passado, Hermansen, 30, vendeu o site por US$ 173 mil (cerca de R$ 270 mil).”


É assim que começa uma matéria do The New York Times que foi reproduzida no portal do terra. Essa história de sucesso é mais uma dentre muitas outras sobre empreendedores que acharam mais uma forma de ganhar dinheiro: reformando sites, tornando-os mais lucrativos e depois vendendo-os.

É também o caso de muitos outros bloggers que se tornaram especialistas em monetização de websites e dão consultorias para grandes empresas. Um exemplo é um dos bloggers mais famosos do mundo, Derren Rowse, dono do Problogger. Ele já foi citado neste blog um tempo atrás falando sobre as tendências dos blogs.

É... muita criatividade... muita competência... muito perfil empreendedor.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Apresentando sua idéia

Aproveitando o post sobre o livro “A Arte do Começo”, de Guy Kawasaki, e baseado em toda a explicação que é dada por ele no livro, venho com este post sobre dicas de como apresentar sua idéia a potenciais parceiros e clientes.

Explique-se no primeiro minuto
Lembre que você é somente mais uma das diversas apresentações que a platéia está assistindo, portanto seja breve e comece apresentando claramente sua proposta.

Conheça sua platéia
Estude seus ouvintes. Procure saber sobre a empresa que você está visitando. Entenda qual o foco da empresa. Entenda porque eles decidiram gastar 15 minutos de seus preciosos e caríssimos tempos para te escutar. Procure saber as iniciativas atuais da empresa em questão.

Regra do 10/20/30
Você deve falar em 10 slides, durante apenas 20 minutos e com letras de tamanho 30 nos slides. Não adianta colocar um turbilhão de informações nos slides. Apresente com gráficos, figuras, diagramas. Assim, eles prestarão atenção na sua apresentação.

Prepare-se
Estude a apresentação. Treine, treine, treine. Chegue cedo no local da apresentação. Prepare o ambiente. Leve backups, 2 notebooks, 1 CD, 1 Pendrive. Exagere... se der algo errado, a culpa é sua e não do projetor, computador, rede de internet, etc. Resumindo: prepare-se.

Deixe um só falar
Esse negócio de várias pessoas apresentando não dá certo. Vá lá, apresente sozinho. Pegue as informações técnicas, de negócios, de infra-estrutura, etc. Você está vendendo a idéia e deve entendê-la de cabo à rabo. Dividir apresentação demonstra insegurança.

Por enquanto é isso... Só um gostinho para vocês lerem o livro que é extremamente interessante. Arrisquem-se. Leiam. Eu recomendo.

Livro: A Arte do Começo

Este livro eu indico! É um guia prático para quem quer iniciar um negócio. Neste livro, Guy Kawasaki, que tem um blog muito interessante mostra o passo a passo para se iniciar um negócio em TI. O investidor dá dicas para se economizar nas empresas, quem contratar, como abordar potenciais clientes, como apresentar idéias, como se conseguir capital, etc.etc.etc. Vale a pena!!

Segue a Sinopse, por Sinopse do Livro:

Resumo livro A ARTE DO COMEÇO

Guy Kawasaki, colunista da Forbes, fundador e CEO da GarageTechnology Ventures, apresenta em A Arte do Começo os passos mais importantes para lançar um novo produto, uma nova marca, abrir uma empresa ou iniciar qualquer projeto, lucrativo ou não. Ensina como estabelecer uma mentalidade mais empreendedora em empresas já estabelecidas, apresentando idéias excelentes para se iniciar qualquer projeto.

Autor:
Guy Kawasaki

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Youtube é oportunidade

O Youtube entra na onda e passa a pagar por vídeos mais vistos no seu site. A nova ferramenta, lançada durante esta semana, dá a oportunidade aos usuários com vídeos com elevado número de visualizações de ganhar dinheiro de acordo com esse número.

Quem não deve estar satisfeitos são os comandantes do Metacafe, que, desde o início tem esta proposta, de pagar aos usuários de acordo com o número de visualizações. O Youtube, então, vem de sola em cima do Metacafe e de lambuja ganha uma ótima fonte de renda, que vai ser de aproximadamente 50% do valor pago pelo anunciante interessado no vídeo.

Pode ser um divisor de águas para o site, que ganha de uma vez por todas uma ótima fonte forte de renda. E isso é bom para você, que, produzindo conteúdo para Web TV, pode ganhar muito dinheiro.

sábado, 2 de agosto de 2008

Google analisa entrada no mundo dos investimentos

Ao contrário do que anda fazendo atualmente, o Google, além de comprar empresas de diversas áreas de atuação e espalhadas no mundo inteiro, estuda também investir em startups que utilizam tecnologia inovadora e que podem render muito dinheiro para a empresa. A empresa já gastou praticamente US$ 1,6 bilhões de dólares comprando startups.

Isso foi noticiado por muita gente na Web que está ansiosa para saber como vai funcionar este novo braço da organização e em que tipo de tecnologia serão investidos os seus milhões de dólares. O Wall Street Journal é um deles, que diz que David Drummond, vice-presidente de desenvolvimento corporativo do Google, irá chefiar o braço de investimentos.

Apesar de ter que enfrentar uma concorrência muito forte nesse novo mercado que a Google está entrando, a empresa estará focada nesse projeto e tem demonstrado que quando está focada, está para ganhar.

Corra atrás para ter um investimento de Google.

Leia mais:

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Wikinvest

Essa semana me deparei com uma ferramenta interessantíssima que está na web. O Wikinvest é um forte competidor dos já consolidados Yahoo Finance e Google Finance e já conseguiu um investimento de US$ 2,5 milhões de dólares. Vem com o diferencial de colaboração dos internautas, cada um colocando no gráfico a informação que acha que vai agregar. No gráfico abaixo, você pode analisar o histórico das ações do Yahoo, que possui algumas informações interessantes. E isso pode mudar... É só você adicionar!!!

E tem muita gente boa falando sobre isso:




Incubanet - Capacitação em Planos de Negócios

A Rede de incubadoras de empresas de Pernambuco – Incubanet – promove, entre os dias 04 e 06 de agosto, uma Capacitação em Planos de Negócios. A Capacitação tem como objetivo preparar gestores de incubadoras, as empresas incubadas e as empresas embarcadas no parque tecnológico Porto Digital, para captação de investimentos privados (como fundos de capital semente e investidores-anjos) e públicos (tais quais FINEP e BNDES). Para participar é preciso ser associado à Incubanet. O curso será ministrado na sala do Porto Digital que está situada no prédio do Banco Real.


Informações - (81) 34254792 / businessplanincubanet@gmail.com

Divulgação: Claudia Giane - Assessoria de Comunicação / Incubanet
(81) 3425-4843 - Foto: Divulgação

Fonte: SL Comunicação e Marketing