sexta-feira, 18 de julho de 2008

Software como Serviço (SaaS)

Após um bom tempo sem blogar, devido à finalização da minha graduação, retomo o blog com um novo conceito no mundo corporativo de tecnologia da informação que está revolucionando o modo como o departamento de TI das empresas estão se comportando.

Fornecimento Software como serviço (SaaS – Software as a Service) é um conceito em pauta em qualquer discussão de modelo de negócio na indústria de TI e consiste num modelo de entrega de software onde a aplicação é fornecida como um serviço aos clientes através da internet.

Um bom exemplo desse tipo de serviço é o Google Text & Spreadsheets. É uma maneira de prover aos usuários um software de processamento de textos e planilhas (assim como o Word e Excel) através da internet. E muita gente está pensando em diversos outros serviços neste modelo, como sistemas ERP. Dessa forma, o cliente não precisa da instalação de servidores e uma infra-estrutura para suportar a execução desse sistema. Tudo é hosteado no fornecedor do serviço.

Muita gente está apostando nesse modelo. O Gartner, por exemplo, estima que o mercado para aplicativos corporativos sendo fornecidos como um serviço conseguirá um crescimento anual composto equivalente a 22%, até 2011. Isso é mais do que o dobro do percentual previsto para todos os softwares corporativos. (referência)

Aguardem! Em breve, postarei mais sobre o assunto.

1 comentários:

Anônimo disse...

E então?
Eu tenho uma idéia para um projeto SaaS que pode repercutir legal em cenário mundial. Já tive opiniões de pessoas respeitadas no cenário da web, e apostam que posso ter grandes chances.
Penso em como idealizar isso? Com ou sem investidores? Como estou desempregado, e parece que pode demorar um pouco o retorno (acho que é a crise né?), Penso em obter investimento, mas só tenho opiniões positivas, idealismo, e um Q de visão. É como se fosse apenas o resultado de 4 meses de Google Reader muito ativo e em dia, e o interesse pelo que está rolando na web. Tá na cara, tem tudo pra dar certo.
Alguma idéia? A quem recorrer?
Abraço amigo! Parabéns!