quarta-feira, 4 de junho de 2008

Yahoo vê crescimento publicitário rápido em mercados emergentes

por Jennifer Tan do Reuters

CINGAPURA (Reuters) - O grupo de Internet Yahoo espera elevar sua receita com publicidade online nos mercados emergentes a uma taxa superior aos 30 por cento anuais de crescimento previstos para o setor nos próximos três anos, disse um executivo da companhia à Reuters, na terça-feira.

As receitas com publicidade online devem crescer 30 por cento ao ano nos próximos anos, à medida que aumenta o número de pessoas com acesso à Internet por meio de celulares.

"No caso da atuação do Yahoo nos mercados emergentes, cresceremos mais rápido que isso", disse Prashant Mehta, vice-presidente de mercados emergentes do Yahoo, em entrevista.

O Yahoo, que rejeitou uma proposta de aquisição de 47,5 bilhões de dólares apresentada pela gigante do software Microsoft, tem um total estimado de 130 milhões de usuários em mercados emergentes do Sudeste Asiático, Índia e América Latina. Isso se compara ao seu total mundial de 500 milhões de usuários ao mês.

Mehta disse que a penetração das assinaturas baseadas em aparelhos móveis, nesses mercados, deve crescer de duas a cinco vezes mais do que o uso da Internet em computadores convencionais.

"Para muitos usuários nos mercados emergentes, só os aparelhos móveis permitem acesso à Internet. Para nós, a chave é fornecer um produto localmente relevante em uma plataforma móvel", acrescentou.

O Yahoo, segundo maior serviço mundial de buscas, depois do Google, planeja contratar "agressivamente" profissionais de vendas, marketing e engenharia nesses mercados emergentes, e reforçar seu investimento em projetos de infra-estrutura como centros de dados.

"Dobramos nossos quadros nos mercados emergentes, entre 2006 e 2007. Não vamos desacelerar nossos investimentos nesse mercados," acrescentou Mehta, mas se recusou a oferecer projeções detalhadas.

As três prioridades da pioneira da Web são o Sudeste Asiático, a Índia e a América Latina, incluindo o Brasil.

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