sexta-feira, 6 de junho de 2008

Música na Web

Música na Web tem se tornado cada vez mais popular entre os usuários de internet. Sendo um ótimo negócio na área de tecnologia da informação, muitos fazem implementações e dão show de inovação. Dentre os mais famosos, irei citar os mais interessantes e os que uso frequentemente.


Os primeiros que achei: last.fm, MySpace e Pandora. Em seguida, conheci o radio.blog.club que, para mim, é o mais interessante desses quatro. O quinto e em disparado o mais interessante e bem desenvolvido de todos que encontrei é o Musicovery.

PANDORA
Vamos lá... vou começar pelo Pandora. Pra falar a verdade, nunca usei. E, quando tentei usar recebi a mensagem do fundador da empresa dizendo que o serviço não está mais disponível. Os motivos são claros:
We are deeply, deeply sorry to say that due to licensing constraints, we can no longer allow access to Pandora for most listeners located outside of the U.S.
LAST.FM
O last.fm é bem interessante. Proporciona um ambiente onde se pode: Uploadear músicas, escutar músicas e fazer rádios personalizadas (a principal funcionalidade do site). Além de todas as funcionalidades relacionadas ao conceito de comunidades.

MYSPACE
O MySpace é o mais popular de todos. Dá chance aos novos artistas de divulgar seus trabalhos e fazer uma rede de relacionamentos com músicos do mundo inteiro. Muito interessante!

RADIO.BLOG.CLUB
O radio.blog.club é, basicamente, um site que disponibiliza código de tocadores de música para serem postados em sites. A propósito, vou testar:


É... funciona!! Além disso, também é possível uploadear e escutar música online e fazer playlists.

MUSICOVERY
Já o Musicovery... em uma interface simples, intuitiva e "elegante", o website promove um estilo único de navegação entre as músicas. vá lá e confira... vale a pena!!!

MODELO DE NEGÓCIO:
O modelo de negócios de todos os sites, com exceção do MySpace que aparantemente não possui nenhum modelo de negócios, é a venda de CD's, DVD's e músicas digitais. Eles possuem um convênio com a Amazon. Esse convênio se chama Amazon Associates Program (espere um post a respeito!)

Além do convênio com Amazon, o Musicovery possui também convênios com ebay e iTunes ainda para compra de música pela internet. Um modo de ganhar dinheiro comum aos três sites é a propaganda. O Musicovery e o radio.blog.club usam AdSense da Google como modo de propaganda. Já o last.fm faz propagandas de artistas e seus CD's/DVD's.

Se esqueci algum, por favor, deixe seu comentário!

2 comentários:

Unknown disse...

André, tem um site muito bom sobre música na interent. www.deezer.com . Particularmente acho ele o melhor site de todos, depois dá uma conferida :D

andré carvalho disse...

Grande Pablo!!!

Realmente! Muito interessante esse site de música. Obrigado pela visita!

Volte sempre!

Abraço