sexta-feira, 6 de junho de 2008

Brasil investirá US$ 23 bi em TI em 2008, prevê IDC

Por Redação COMPUTERWORLD

O mercado brasileiro de TI vai investir 23 bilhões de dólares em 2008, patamar semelhante aos valores estimados para a Espanha, com 24 bilhões de dólares. As informações são da consultoria IDC.

Entre os países emergentes do BRIC, o Brasil só fica atrás da China, que gastará 64 bilhões de dólares este ano com TI. No ano passado, o Brasil destinou 21 bilhões de dólares à tecnologia da informação, segundo informações da consultoria.

Do total investido em TI no país, 33% caberão a empresas com mais de 500 funcionários. Já as pequenas e médias devem responder por cerca de 13% do total investido.

Por setores, o segmento de manufatura e serviços vão investir mais em TI. Segundo a IDC, isso é natural, uma vez que os setores formam o maior número de empresas e, conseqüentemente, têm que investir de forma contínua em TI por conta da competitividade que enfrentam.

A região Sudeste continua como líder em investimentos, com 10,3 bilhões de dólares, praticamente metade do total, seguida pelo Sul e pelo Centro-Oeste. A pesquisa destaca o Nordeste, ressaltando que as aquisições de tecnologia pelas empresas da região estão em ritmo mais acelerado do que as de outras áreas do país. A previsão é que o Nordeste responda por 11% do total do investimento em tecnologia este ano.

Na comparação com investimentos previstos para outros países, a região Sudeste do Brasil responderá pela mesma previsão da IDC dos gastos da África do Sul no ano. São Paulo tem investimentos equivalentes aos de Cingapura, com 5,9 bilhões de dólares. Já o Nordeste tem o mesmo nível de aportes de países como as Filipinas.

0 comentários: