segunda-feira, 30 de junho de 2008

Congresso Estadual de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Pernambuco

Acontece, nos dias 3 e 4 de Julho de 2008, no Mar Hotel, em Recife/PE, o XI Congresso Estadual de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Pernambuco. O evento tem como tema "Como Identificar Oportunidades de Negócios com a Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte".

Para quem estiver interessado, é só entrar no site e se inscrever.

Agradecimentos a João Henrique, desenvolvedor de http://filmesdatv.com

terça-feira, 17 de junho de 2008

LinkedIn em português

por Max Alberto Gonzales, da INFO


A rede social profissional LinkedIn deixa de ser monoglota em julho. E no segundo semestre deve falar português brasileiro.

A informação é baseada numa conversa com a diretora de marketing do LinkedIn para a América Latina, Florencia Pettigrew.

Além de aumentar o contingente de cerca de 350 mil usuários no Brasil, o LinkedIn espera aumentar as fontes de receitas no país. São basicamente quatro: assinaturas premium para usuários, assinaturas corporativas para recrutamento de profissionais, publicidade e anúncios de emprego pontuais.

O LinkedIn tem hoje 22 milhões de usuários, profissionais que montam suas redes de contatos e trocam informações e endossos que resultam em novas contratações.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Google Earth estréia serviço com visualização da Disney

da Folha de S.Paulo

Ficou mais fácil, rápido e prático ir ao Disney World. O Google Earth, programa que mostra mapas produzidos a partir de imagens via satélite, conta com um software que permite fazer um passeio virtual pelo parque de diversões, localizado na Flórida (EUA).

O Walt Disney World Resort em 3D (www.disneyworld.com/3dparks) oferece quatro parques temáticos --Magic Kingdom, Epcot Center, Animal Kingdom e Hollywood Studios-- e cerca de 20 hotéis e resorts localizados nas cercanias da Disney, segundo o blog oficial do Google (googleblog.blogspot.com).

Reprodução
Hollywood Tower Hotels, atração do parque Hollywood Studios, em versão em três dimensões no visualizador Google Earth
Hollywood Tower Hotels, atração do parque Hollywood Studios, em versão em três dimensões em serviço do visualizador Google Earth

A idéia para o programa surgiu quando Jay Rasulo, presidente dos parques e resorts da Walt Disney, encontrou Eric Schmidt, presidente do Google, para falar sobre como a companhia de entretenimento deveria investir em tecnologia.

"Começamos a explorar maneiras inovadoras para levar nosso destino mágico aos milhões de usuários do Google Earth. Com um clique, eles podem visitar o lugar onde os sonhos se tornam verdade."

Os mapas em 3D têm como objetivo facilitar a vida de quem quer visitar o parque --segundo o Search Engine Watch, cerca de 90% dos visitantes planejam o passeio pela internet.

Para acessar os parques, instale a última versão do Google Earth, em inglês (earth.google.com). Em seguida, digite "Disney World" no campo de buscas, ative a camada 3D e comece a navegar.


matéria original, aqui!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Governo quer atrair fábrica de chips e acelerar exportação de software

Por Redação do IDG Now!

Com nova Política de Desenvolvimento Produtivo, Brasil quer produzir semicondutores e quadruplicar exportação de software.

A Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), conjunto de medidas divulgadas nesta segunda-feira (12/05) pelo Governo Federal para incentivar a indústria nacional, terá seu principal impacto no setor de tecnologia por meio dos benefícios que deverão quadruplicar a exportação brasileira de software e tentar atrair fábricas de semicondutores ao país.

A nova política alia uma série de incentivos a mais de 25 diferentes setores da indústria brasileira tendo como parâmetro quatro objetivos que têm como prazo único o ano de 2010.

As medidas pretendem aumentar relação entre investimento fixo e Produto Interno Bruto (PIB), atualmente em 17,6%, para 21% até 2010 e ampliar a participação do Brasil nas exportações mundiais dos 1,18% em 2007 para 1,25%.

Os gastos privados com Pesquisa & Desenvolvimento subirão de 0,51% para 0,65% do PIB, em um cenário em que a economia do Brasil mantenha um crescimento mínimo de 5% ao ano nos próximos quatro anos. O número de pequenas e médias empresas que exportam, por fim, deverá ser aumentada em 10% até 2010 a partir das 11.792 registradas em 2006.

São cinco os pontos de apoio para o PDP no setor de tecnologia, gerenciados por parceria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que, segundo o Governo, conta com investimentos na ordem de 41,2 bilhões de reais até 2010.

O destaque principal está nos incentivos na exportação de softwares, estimadas em 800 milhões de dólares em 2007 em um mercado global que movimenta 36 bilhões de dólares.

O Governo pretende mais que quadruplicar a receita das exportações no setor para 3,5 bilhões de dólares até 2010, fomentando a criação de 100 mil novos empregos até lá. Está nos planos também consolidar 2 grupos nacionais no setor de exportação de software que tenham faturamento anual superior a 1 bilhão de dólares.

Complementares, as medidas para Microeletrônica e Adensamento da cadeia produtiva prevêem a instalação de duas empresas de fabricação de circuitos integrados envolvendo front-end, ou seja, lidar com componentes de silício ao invés de simplesmente montá-los, como é o processo tradicional de circuitos no Brasil.

Além, o Governo pretende dobrar o número de Design Houses dentro do programa CI Brasil (de 7 para 14) para incentivar a pesquisa e desenvolvimento de circuitos no País, junto a medidas para frear o crescente déficit no setor e reduzir a penetração de importações de TICs do complexo eletrônico dos 40% em 2005 para 30% em 2010.

O PDP ainda contempla medidas para instalar uma fábrica de produção de painéis delgados e outra de insumos que exportaria componentes para setor global de displays e, na inclusão digital, prevê aumentar em 25% o acesso doméstico à internet, dobrar a base instalada de PCs e oferecer interatividade na TV Digital para, no mínimo, 30 milhões de brasileiros até 2010.

O projeto de interligar colégios com banda larga, gerenciado pelo Ministério das Comunicações desde o ano passado, também foi integrado ao projeto.

No quesito impostos, empresas de tecnologia dispostas ganharão isenção de 13,5% direto na folha de pagamento e verão a contribuição obrigatório para a Previdência cair de 20% para 10% na receita bruta do companhia exportadora.

Presente na apresentação do projeto, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atrelou o sucesso do projeto com a aprovação de diversas Medidas Provisórias pelo Congresso Nacional como forma de agilizar a implementação do PDP, o que fez com que Lula pedisse paciência ao presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

“Certamente iremos contar com a compreensão dos senadores e deputados, e certamente como aconteceu nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Congresso vai dar uma demonstração de competência e vai votar as coisas com a rapidez que o Brasil precisa, não é o presidente que precisa”, afirmou.

Mensagem original, aqui!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

TuneWiki

TuneWiki é um startup de Israel que disponibiliza letras de músicas que são mostradas a medida que a música é tocada em PCs ou dispositivos portáteis, estilo Karaokê. O vídeo abaixo mostra claramente a funcionalidade do TuneWiki. Idéia simples que está dando o que falar!!




Moral da história: Por mais simples que sua idéia possa parecer, nunca desista dela... ela também pode dar o que falar!!!

terça-feira, 10 de junho de 2008

Apple iPhone 2.0

Como não poderia ser diferente, o post hoje é sobre o iPhone 2.0 que foi lançado ontem na WWDC08 (Apple Worldwide Developers Conference) que ainda rola até dia 13 de Junho. Dando uma apresentação-show, Steve Jobs, protagonista do nosso vídeo da semana, lança as melhorias no celular que é exemplo de design e usabilidade.

O que teve mais foco na apresentação foram as melhorias de performance. Fora isso, o lançamento da API, que permite que os desenvolvedores possam implementar aplicações da mesma maneira, com acesso a APIs nativas que possibilitam codificar, por exemplos, jogos extremamente interessantes como esse ai.

Além disso, outra coisa que chamou minha atenção foi o preço do iPhone 2.0. O modelo vai custar US$ 199, subsidiado em todo o mundo. Isso é bom para nós, brasileiros, que estamos acostumados a pagar, muitas vezes, mais de R$ 1000 por esse modelo de celular. Agora é esperar pra ver!!!

Mais Info e Imagens: Engadget.com

sábado, 7 de junho de 2008

Vídeos da Semana

Apresentando Idéias (04/Ago)
O ex-evangelista do Apple Macintoch Guy Kawasaki ilustra uma maneira simples de se lembrar de como fazer uma apresentação simples, prática e efetiva da apresentação de sua idéia. A regra do 10/20/30.






Software as a Service (SaaS) (21/Jun)
Uma explicação sobre o modelo de deployment software como serviço (SaaS - Software as a Service)





WWDC 2008: iPhone 3G (21/Jun)
No Apple WWDC 2008, Steve Jobs revela o iPhone 3G com velocidade de download mais rápida, bateria com melhor performance, GPS, mais barato e que será lançado no dia 11 de Julho de 2008 no mundo todo.





Jobs vs. Gates (15/Jun)

Um vídeo entre um "confronto" de Steve Jobs e Bill Gates. Muito interessante e bem descontraído. Interessante para se entender um pouco a história da tecnologia de informação. Vale a pena!








Depoimento de Steve Jobs (8/Jun)

Esse vídeo fala um pouco da história de Steve Jobs contado por ele mesmo. História difícil e vencedora! Vale a pena assistir.



Bloom: Pedalando verde!

Uma grande idéia! Com a finalidade de trazer poder aos pedais das bicicletas do mundo, um novo aparelho pode ser comprado para distribuir flores por aí. Não entendeu?

Impressionante... O mini-aparelho é instalado na parte traseira da bicicleta. Esse aparelho solta umas bolhinhas de sabão que saem voando pelas ruas. O mais impressionante é que essas bolhinhas de sabão possuem sementes de flores!!! Eventualmente essas sementes resultam em flores reais nas nossas cidades...

Imagina só. Você chegar numa parada de ônibus e ter a seguinte visão:

Fonte: DESIGN 21

MindBites: How-to Videos

Depois de sites de armazenamento e visualização de vídeos – como o Youtube, Joost, Metacafe – o MindBites vem como mais uma solução voltada para um público-alvo específico e já atinge relativo sucesso na Web.

A aplicação vem com a proposta de disponibilizar na web uma plataforma de vídeos onde os usuários ensinam e aprendem habilidades dos mais variados tipos. Com esse objetivo, o site ainda dá a possibilidade de seus colaboradores de ganhar dinheiro com o upload de vídeos de acordo com o número de visualizações.

Funciona da seguinte maneira. Se você tem uma habilidade, faça um vídeo com uma demonstração, envie para os webmasters e aguarde o retorno financeiro. Simples assim! Entre e confira os vídeos super curiosos.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Brasil investirá US$ 23 bi em TI em 2008, prevê IDC

Por Redação COMPUTERWORLD

O mercado brasileiro de TI vai investir 23 bilhões de dólares em 2008, patamar semelhante aos valores estimados para a Espanha, com 24 bilhões de dólares. As informações são da consultoria IDC.

Entre os países emergentes do BRIC, o Brasil só fica atrás da China, que gastará 64 bilhões de dólares este ano com TI. No ano passado, o Brasil destinou 21 bilhões de dólares à tecnologia da informação, segundo informações da consultoria.

Do total investido em TI no país, 33% caberão a empresas com mais de 500 funcionários. Já as pequenas e médias devem responder por cerca de 13% do total investido.

Por setores, o segmento de manufatura e serviços vão investir mais em TI. Segundo a IDC, isso é natural, uma vez que os setores formam o maior número de empresas e, conseqüentemente, têm que investir de forma contínua em TI por conta da competitividade que enfrentam.

A região Sudeste continua como líder em investimentos, com 10,3 bilhões de dólares, praticamente metade do total, seguida pelo Sul e pelo Centro-Oeste. A pesquisa destaca o Nordeste, ressaltando que as aquisições de tecnologia pelas empresas da região estão em ritmo mais acelerado do que as de outras áreas do país. A previsão é que o Nordeste responda por 11% do total do investimento em tecnologia este ano.

Na comparação com investimentos previstos para outros países, a região Sudeste do Brasil responderá pela mesma previsão da IDC dos gastos da África do Sul no ano. São Paulo tem investimentos equivalentes aos de Cingapura, com 5,9 bilhões de dólares. Já o Nordeste tem o mesmo nível de aportes de países como as Filipinas.

Música na Web

Música na Web tem se tornado cada vez mais popular entre os usuários de internet. Sendo um ótimo negócio na área de tecnologia da informação, muitos fazem implementações e dão show de inovação. Dentre os mais famosos, irei citar os mais interessantes e os que uso frequentemente.


Os primeiros que achei: last.fm, MySpace e Pandora. Em seguida, conheci o radio.blog.club que, para mim, é o mais interessante desses quatro. O quinto e em disparado o mais interessante e bem desenvolvido de todos que encontrei é o Musicovery.

PANDORA
Vamos lá... vou começar pelo Pandora. Pra falar a verdade, nunca usei. E, quando tentei usar recebi a mensagem do fundador da empresa dizendo que o serviço não está mais disponível. Os motivos são claros:
We are deeply, deeply sorry to say that due to licensing constraints, we can no longer allow access to Pandora for most listeners located outside of the U.S.
LAST.FM
O last.fm é bem interessante. Proporciona um ambiente onde se pode: Uploadear músicas, escutar músicas e fazer rádios personalizadas (a principal funcionalidade do site). Além de todas as funcionalidades relacionadas ao conceito de comunidades.

MYSPACE
O MySpace é o mais popular de todos. Dá chance aos novos artistas de divulgar seus trabalhos e fazer uma rede de relacionamentos com músicos do mundo inteiro. Muito interessante!

RADIO.BLOG.CLUB
O radio.blog.club é, basicamente, um site que disponibiliza código de tocadores de música para serem postados em sites. A propósito, vou testar:


É... funciona!! Além disso, também é possível uploadear e escutar música online e fazer playlists.

MUSICOVERY
Já o Musicovery... em uma interface simples, intuitiva e "elegante", o website promove um estilo único de navegação entre as músicas. vá lá e confira... vale a pena!!!

MODELO DE NEGÓCIO:
O modelo de negócios de todos os sites, com exceção do MySpace que aparantemente não possui nenhum modelo de negócios, é a venda de CD's, DVD's e músicas digitais. Eles possuem um convênio com a Amazon. Esse convênio se chama Amazon Associates Program (espere um post a respeito!)

Além do convênio com Amazon, o Musicovery possui também convênios com ebay e iTunes ainda para compra de música pela internet. Um modo de ganhar dinheiro comum aos três sites é a propaganda. O Musicovery e o radio.blog.club usam AdSense da Google como modo de propaganda. Já o last.fm faz propagandas de artistas e seus CD's/DVD's.

Se esqueci algum, por favor, deixe seu comentário!

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Gol lança check-in para celular

Saiu na mídia! A Gol novamente sai na frente de seus concorrentes e lança mais um serviço inovador que vai trazer um reboliço no mercado aéreo brasileiro. Depois de ser a primeira companhia aérea a operar no modelo de negócios low-cost (com tarifas de baixo custo), a Gol entra de sola e com certeza vai ganhar muitos novos clientes.

Juntamente com a operadora de telefonia Oi, o serviço ainda está em teste, mas disponível para a ponte aérea Rio-São Paulo no aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A empresa aérea pretende expandir o serviço, chamado de Check-in Móvel Gol, para outros aeroportos.

O sistema funciona da seguinte maneira: Quando o cliente chega ao aeroporto, recebe um SMS com um código de barras e outras informações (número do portão de embarque, poltrona, horário, etc.) que é apresentado no portão de embarque. No portão, o cliente recebe um cartão para apresentar a Infraero.

O serviço faz parte da estratégia da empresa para o mercado corporativo. Grande iniciativa!

Novo iPhone é aguardado para a próxima semana

Por Scott Hillis do Reuters

SAN FRANCISCO (Reuters) - Junho chegou e para os fãs e investidores da Apple isso significa somente uma coisa: um novo iPhone.

Uma nova versão do original iPhone, lançado há quase um ano em meio a grande burburinho da indústria, está sendo amplamente esperado como a principal atração quando o presidente-executivo Steve Jobs chegar ao palco da conferência anual de desenvolvedores da Apple na próxima segunda-feira.

O novo iPhone vai ser acompanhado de suporte a troca de emails corporativos e de uma gama de novos programas que tentarão ajudar a impulsionar as vendas do aparelho, que tem uma tela sensível ao toque, acesso à Internet sem fio e funções multimídia semelhantes ao iPod.

"O desafio para a Apple é ser capaz de agregar inovações ao iPhone, sob pena de ele correr o risco de se tornar o próximo Razr (da Motorola), que foi um ícone no seu lançamento, mas que não evoluiu adequadamente", disse Shiv Bakhshi, diretor de pesquisas na área de mobilidade da consultoria IDC.

A Apple evitou comentar sobre o que Jobs irá anunciar, mas analistas apostam que ele mostrará uma nova versão do telefone celular na terceira geração (3G) de telefonia móvel.

Caso se confirme, a novidade poderá atender a uma das principais queixas do executivo em relação ao atual iPhone: a velocidade com que ele se conecta à Internet.

Esta é uma preocupação ainda mais importante na Europa, que está à frente dos Estados Unidos na adoção da terceira geração de celular e onde as vendas do iPhone crescem lentamente.

IPHONE MAIS BARATO?

Também há especulações de que a Apple possa acompanhar uma prática da indústria de celulares e anunciar um subsídio ao iPhone, um acordo com a AT&T para tornar o aparelho mais acessível. A AT&T já paga parte da receita mensal que obtém dos assinantes do iPhone para a Apple.

"Imaginamos que a Apple possa realmente anunciar um modelo disruptivo de negócios, ou uma mudança em seu atual modelo, adotando subsídios quando necessário e múltiplas operadoras para ajudar o iPhone a chegar em mais mãos", disse o analista Ben Reitzes, do Lehman Brothers, em uma teleconferência na semana passada.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Yahoo vê crescimento publicitário rápido em mercados emergentes

por Jennifer Tan do Reuters

CINGAPURA (Reuters) - O grupo de Internet Yahoo espera elevar sua receita com publicidade online nos mercados emergentes a uma taxa superior aos 30 por cento anuais de crescimento previstos para o setor nos próximos três anos, disse um executivo da companhia à Reuters, na terça-feira.

As receitas com publicidade online devem crescer 30 por cento ao ano nos próximos anos, à medida que aumenta o número de pessoas com acesso à Internet por meio de celulares.

"No caso da atuação do Yahoo nos mercados emergentes, cresceremos mais rápido que isso", disse Prashant Mehta, vice-presidente de mercados emergentes do Yahoo, em entrevista.

O Yahoo, que rejeitou uma proposta de aquisição de 47,5 bilhões de dólares apresentada pela gigante do software Microsoft, tem um total estimado de 130 milhões de usuários em mercados emergentes do Sudeste Asiático, Índia e América Latina. Isso se compara ao seu total mundial de 500 milhões de usuários ao mês.

Mehta disse que a penetração das assinaturas baseadas em aparelhos móveis, nesses mercados, deve crescer de duas a cinco vezes mais do que o uso da Internet em computadores convencionais.

"Para muitos usuários nos mercados emergentes, só os aparelhos móveis permitem acesso à Internet. Para nós, a chave é fornecer um produto localmente relevante em uma plataforma móvel", acrescentou.

O Yahoo, segundo maior serviço mundial de buscas, depois do Google, planeja contratar "agressivamente" profissionais de vendas, marketing e engenharia nesses mercados emergentes, e reforçar seu investimento em projetos de infra-estrutura como centros de dados.

"Dobramos nossos quadros nos mercados emergentes, entre 2006 e 2007. Não vamos desacelerar nossos investimentos nesse mercados," acrescentou Mehta, mas se recusou a oferecer projeções detalhadas.

As três prioridades da pioneira da Web são o Sudeste Asiático, a Índia e a América Latina, incluindo o Brasil.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Orgoo: Ferramenta de Comunicação

A comunicação tem se tornado um grande empreendimento na área de Tecnologia da Informação nos últimos anos. Entre os meios de comunicação mais utilizados podemos destacar e-mail, instant messaging, video chat.


Orgoo é uma ferramenta que junta tudo isso em somente uma aplicação e ainda inclui SMS de lambuja. Esse startup foi iniciado em Maio de 2007 e lança uma versão beta somente para convidados.

É esperar para ver o resultado final rodando para o público em geral. Qualquer nova notícia sobre o startup será postada aqui. Aguardem!!

Fonte: TechCrunch

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Livro: A Estratégia do Oceano Azul

Retirado do site: Sinopse do Livro

Sinopse:

O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.

Autor:
Kim, W. Chan; Mauborgne, Renée / CAMPUS

Os nove princípios da Inovação


Marisa Mayer, vice-presidente de buscas do Google, fala sobre os 9 princípios da Inovação segundo a visão do google.


1. Inovação, não perfeição instantânea

Deve-se lançar a idéias mesmo que imperfeita. Deve-se aperfeiçoar constantemente.

2. Idéias vêm de todos os lados
Deve-se esperar inovação de todos, inclusive do pessoal de finanças.

3. Lincença para perseguir seus sonhos Boas idéias vêm de projetos pessoais dos colaboradores.

4. Mude projetos, não os mate!
Sempre terá algo interessante no projeto que pode ser reaproveitado.

5. Compartilhe o máximo de informações
Todas as idéias, todos os projetos, todo deadline - tudo deve ser compartilhado para todos os colaboradores da empresa.

6. Usuários, Usuários, Usuários
Foco no usuário. Lance produtos simples e amáveis. O dinheiro será consequência.

7. Dados são apolíticos
Veja o Design de produtos como um processo científico. As decisões devem ser baseadas em pesquisas científicas.

8. Criatividade adora restrições
Dê aos colaboradores visões, regras e deadlines. Assim, terão direcionamento.

9. Você é brilhante? Estamos contratando
Contrate gente brilhante constantemente. Privilegie inteligência à experiência.

Mais informações:
http://images.businessweek.com/ss/06/06/marissa_mayer/index_01.htm
http://www.fastcompany.com/fast50_08/google_marissa-mayers-9-principles-of-innovation.html

domingo, 1 de junho de 2008

Apple registra patente de iPhone e iPod com energia solar

da Efe, em San Francisco

O iPod e o iPhone podem funcionar no futuro com energia solar, sem depender de cabos e energias não-renováveis, graças a uma patente registrada pela Apple e divulgada nesta terça-feira pela imprensa dos Estados Unidos.

A Apple registrou uma patente para integrar células fotovoltaicas em aparelhos eletrônicos portáteis com telas de LCD. O texto do registro explica que "as células solares instaladas no aparelho forneceriam a energia elétrica necessária para recarregar as baterias".

As células ficariam localizadas sob as telas de LCD --o que transforma o iPhone, cuja superfície está ocupada quase totalmente por uma tela tátil, num bom candidato a aplicação da tecnologia.

A Apple não realizou até o momento declarações sobre a nova patente. Em março deste ano, imagens de um hipotético "iPhone 2.0" circularam na rede.