domingo, 25 de maio de 2008

Iniciando um Negócio - Introdução

Iniciar o próprio negócio é uma tarefa nada fácil. Existem vários obstáculos que devem ser superados e somente aqueles que possuem o perfil empreendedor conseguem atingir o objetivo de ter uma empresa de sucesso. Empreender na área de Tecnologia da Informação não é diferente. A facilidade de se iniciar nesse mundo é um dos fatores que fazem com que uma quantidade impressionante de novas empresas sejam abertas diariamente no mundo. A Internet, por exemplo, é um ambiente cheio de oportunidades para empreendedores e já mostrou ao mundo grandes corporações, como Google, Youtube, Yahoo!, etc.


Porém, para se conseguir o sucesso deve-se superar alguns obstáculos e tomar cuidado com algumas armadilhas que o mundo corporativo possui. Então, com o intuito de ajudar os empreendedores que estão batalhando para serem ricos trabalhando para si mesmo, começo uma série de posts sobre o que é realmente importante para se abrir um negócio no ponto de vista de empreendedores de sucesso.

Vamos começar mostrando um conjunto de coisas que você precisa ter antes de começar o seu negócio:
  • Ter Vontade
Se você não tem vontade de vencer, nem comece. Você deve estar disposto a viver para o seu negócio e abdicar de muitos momentos da sua vida profissional para conseguir sucesso. Então, se você tem vontade e quer se dedicar ao seu negócio, vá em frente!
  • Ter a grande idéia
Nenhum startup sobrevive sem satisfazer de maneira inovadora o que as pessoas querem. Então, uma grande idéia, aquela que está viva para "mudar o mundo para melhor" (Guy Kawasaki), deve ser o carro chefe da sua empresa. Ainda segundo Guy Kawasaki, se o principal objetivo da sua empresa for ganhar dinheiro ou ficar rico, nem se anime, sua empresa não vai dar certo. O seu principal objetivo deve ser mudar o mundo para melhor.
  • Ter Ótimos Sócios
Trabalhar com pessoas que são melhores que você é a melhor alternativa. Você deve procurar sócios que tenham vontade de vencer, sejam apaixonados pela idéia, tenha perfil complementar ao seu e o principal, você as considere melhor do que você mesmo.

0 comentários: